Algumas oportunidades devem ser agarradas e aproveitadas ao máximo, pois isso pode abrir diversas portas, principalmente se tratando do competitivo mercado editorial brasileiro. Como forma de incentivar os iniciantes, o autor e editor-chefe da Alcantis Editora, Roberto Laaf, criou o Concurso Literário do Escritor Contemporâneo, que em 2011 deu origem ao livro Equinócios de Amor – do qual sou co-autor.
Em 2012, o CLEC tem uma nova edição e continua abordando a temática romântica. Com a tiragem inicial aproximada de 120 exemplares e o lançamento previsto para abril de 2013, a obra será produzida com o apoio da revista online Innovative e das autoras Camille Thomaz e Lycia Barros. A organização em 2012 ficará por conta de Bianca Carvalho e a capa será de responsabilidade de André Siqueira.
O concurso será dividido em oito partes e apesar de longo, é uma grande chance para todos os interessados em iniciar sua carreira literária, por isso, os que almejam essa conquista devem acessar o site do concurso (www.alcantis.com.br/clec) ou o edital clicando aqui, e não perder essa chance.
Abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre o concurso, bem como as principais regras para participação.

Informações sobre o CLEC 2012
Sobre o Concurso - O CLEC é uma iniciativa do romancista Roberto Laaf em parceria com o selo editorial Alcantis para dar oportunidade a talentos estreantes na literatura nacional, garantindo lhes a oportunidade de lançar seu primeiro trabalho literário em uma compilação séria e que atenda as expectativas do exigente público leitor.
O concurso destina-se somente àqueles que pretendem iniciar uma carreira literária como escritor, e tem por finalidade selecionar contos inéditos para a organização de uma coletânea com os padrões de qualidade defendidos pela Alcantis.

Orientações Importantes
Sobre o conto - O conto deve obrigatoriamente possuir abordagem romântica, e esta deve permear a sensibilidade existente no relacionamento apaixonado entre duas pessoas, independentemente de suas características socioculturais. A história proposta deve ser pungente, norteada pelos aspectos mais profundos encontrados no amor romântico entre duas pessoas que se veem diante de extrema dificuldade em realizar seu romance, não necessariamente resultando em um final feliz.
Independentemente da época escolhida para a ambientação do conto, o mesmo deve ser elaborado levando-se em conta os aspectos da realidade humana, e não devem trazer elementos sobrenaturais, futuristas ou quaisquer características que não estejam em consonância com o teor empírico desejado para a coletânea.

Condições gerais do concurso
Inscrições - As inscrições para o concurso são totalmente gratuitas, e não há qualquer tipo de taxa a ser cobrada mesmo após a fase de avaliação dos contos.

Tema - Os contos devem ser elaborados em conformidade com o tema proposto pela Alcantis, que, para esta segunda edição do concurso é: Amores impossíveis.

Seleção e avaliação - Para a seleção dos contos enviados serão observados os aspectos técnicos da literatura e as regras básicas de utilização da língua portuguesa, de forma que é extremamente importante que os contos estejam bem escritos e em conformidade com estas observações.
A avaliação será realizada pelo NEA (Núcleo Editorial Alcantis), e a decisão quanto aos contos escolhidos será soberana, não cabendo qualquer recurso por parte dos autores inscritos no concurso.
Os autores selecionados para a coletânea ao final do concurso serão informados por e-mail sobre a seleção de seus contos, mas poderão acompanhar o avanço das fases classificatórias a partir do blog da editora pelo endereço a seguir: http://alcantiseditora.blogspot.com

Etapas do Concurso
1ª etapa – (agosto a outubro) – Período de inscrições e envio dos contos;
2ª etapa – (novembro) – O Núcleo Editorial Alcantis, por meio de sua comissão julgadora, selecionará 24 contos para avaliação dos organizadores da coletânea;
3ª etapa – (dezembro) – Os organizadores da coletânea selecionarão 12 contos entre os 24 classificados na etapa de avaliação do Núcleo Editorial Alcantis;
4ª etapa – (janeiro/2013) – Divulgação dos 12 contos selecionados para a antologia e assinatura do contrato de publicação;
5ª etapa (janeiro/2013) – Processo de revisão e preparação do texto;
6ª etapa (fevereiro/2013) – Editoração eletrônica e produção gráfica da obra;
7ª etapa (março/2013) – Campanha divulgacional e início da pré-venda;
8ª etapa (abril/2013) – Publicação e lançamento da coletânea com tarde ou noite de autógrafos em local a ser definido pela Alcantis;

Pré-requisitos para participação
O autor...
deve ter nacionalidade brasileira;
deve ser residente no Brasil;
não pode ter obras literárias de autoria exclusiva, de qualquer natureza, já publicadas;
com idade inferior a 18 anos deverá enviar autorização dos pais ou tutores responsáveis junto ao material de inscrição para o concurso.

O conto...
deve ser de autoria exclusiva do autor inscrito;
deve ser inédito em todos os meios de comunicação;
não pode ser divulgado ao público até o término do concurso e publicação da obra.

Especificações técnicas
Formatação da página
Tamanho de papel A4
Margens superior e inferior: 3cm
Margem esquerda: 4cm
Margem direita: 2,5cm
Numeração de páginas: Centralizada e no topo da página

Formatação do texto
Quantidade de toques (incluindo espaços): 8000 a 16000;
Font: Courier New;
Tamanho 12;
Espaçamento entre linhas: 1,5

Considerações Finais
Os autores inscritos deverão obedecer aos prazos estipulados em cada etapa do concurso a fim de que o planejamento da Alcantis não seja prejudicado. O não cumprimento dos prazos por parte dos autores poderá ocasionar sua desclassificação do concurso.
Não há limite para a quantidade de contos inscritos por autor, no entanto, a coletânea contará obrigatoriamente com 12 diferentes autores, podendo, desta forma, ter mais de doze contos selecionados no caso de um mesmo autor ter dois ou mais contos classificados na fase final.
Ao seguir as orientações técnicas para a elaboração do conto, o texto ficará no mínimo com seis páginas (8000 caracteres) ou no máximo com 14 páginas (16.000 caracteres).