Retrato de Uma Starter – Uma Descoberta, Lissa Price, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, e-book, 2012, 27 páginas.

Lissa Price estudou fotografia e redação antes de embarcar no mundo literário, onde publicou o livro Starters, já publicado no Brasil, e Enders, que encerra mais uma distopia. Como introdução para essa série, Lissa escreveu o conto Retrato de Uma Starter – Uma Descoberta, lançado em e-book pela Novo Conceito.
O conto é narrado por Michael, um starter que vive com a jovem Callieprotagonista do livro – e seu irmão Tyler, que está muito doente. A relação de Michael e Callie é muito intensa, por isso ele aceita cuidar do irmão mais novo da jovem quando essa diz ter algo importante a fazer. Preocupado por Callie não ter revelado o que tinha a fazer, Michael decide segui-la para tentar entender o que está acontecendo e a vê conversando com um starter rico, o que aumenta sua curiosidade e também a do leitor que ainda tem poucas informações.
Apesar de ser uma introdução ao que encontraremos nos dois livros, Retrato de Uma Starter é um conto simples e que não explica muito o motivo de tudo o que está acontecendo com o mundo criado por Lissa Price. O mais interessante é o fato de ser narrado por Michael, sendo assim, encontramos um ponto de vista diferente do que iremos encontrar no livro.
Além disso, Michael é um apaixonado por desenhos e ele é responsável pela capa do livro Starters. Já no final desse conto, quando o motivo da atitude de Callie é parcialmente revelado, o narrador faz um desenho seguindo os traços que encontramos na capa que mais dividiu opiniões nos últimos tempos - também por isso o conto recebe esse título. A cor dos olhos também foi ideia de Michael e deu um charme a mais para a capa do livro físico.
Em apenas 27 páginas, é possível perceber que a autora tem uma escrita semelhante a de outras pessoas que se aventuraram em histórias do gênero, porém não fica presa ao uso de palavras que podem deixar a leitura cansativa ou ao menos confusa, como em Estilhaça-me (Resenha), por exemplo. A leitura é totalmente viciante, tanto que as 27 páginas passam em um piscar de olhos, literalmente.
Não é necessária a leitura de Retrato de Uma Starter para o entendimento de toda a série, porém é uma grande oportunidade de conhecer e certamente despertar um interesse que pode até então não ser grande. A verdade é que essa leitura aumentará a expectativa em relação ao livro, que seguindo o mesmo ritmo desse conto, tem tudo para ser um dos melhores do gênero, apesar de o conto Retrato de Uma Starter não ter nada de extraordinário se comparado com as distopias tão comuns nos últimos tempos. E se a primeira impressão é a que fica, com essa leitura Lissa Price conquistou um novo leitor.

“Pego meu lápis marrom e preencho uma das íris. Começo a colorir a outra, mas paro. Apago o tom castanho do segundo olho. Busco outro lápis, com a mão passando pelas cores até encontrar um tom de azul. Uso esse lápis para colorir o segundo olho com uma cor que nunca vejo quando olho para Callie. Por que fiz isso? Não tenho a menor ideia.” (pág. 24).

Faça o download gratuito do e-book agora clicando aqui.