Baseado na obra de Stephenie Meyer, os filmes da Saga Crepúsculo conquistaram fãs por todo o mundo. Depois de quatro filmes e recordes batidos ano após ano, a saga chega ao fim com Amanhecer – Parte 2, continuação da adaptação do último livro da série. Amado pelos fãs e considerado um filme razoável pelos críticos, o longa-metragem é protagonizado por Kristen StewartBranca de Neve e o Caçador (Resenha) -, Taylor Lautner, Robert Pattinson e Mackenzie Foy.
Roteirizado após diversas entrevistas semelhantes a sessões de psicanálise, o drama Era Uma Vez Eu, Verônica se passa em Recife e é o grande destaque do nosso cinema. Muito bem recebido pelos críticos, o filme promete surpreender ao contar a vida de uma médica que no início de sua vida profissional percebe os problemas que tem em sua vida pessoal. Conheça esses e outros filmes que estreiam nessa sexta-feira:

5x Pacificação
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Wagner Novais, Luciano Vidigal e Cadu Barcellos
Gênero: Documentário
Sinopse:
Dividido em cinco episódios. Em "Morro" os habitantes de comunidades que já possuem Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas entram em confronto com pessoas que vivem em comunidades ainda não atendidas por elas.
Em "Polícia" é abordada a preparação de novos policiais para que possam trabalhar nas UPPs e prestar apoio à população local.
Em "Bandidos" vários ex-traficantes contam suas histórias e a tentativa de reintegração à sociedade, a partir de um programa de empregabilidade realizado pela sociedade civil.
Em "Asfalto" os vizinhos de comunidades pacificadas expressam sua opinião, analisando também as consequências da implementação das UPPs para o Rio de Janeiro como um todo.
Em "Complexo" é abordado o processo da invasão do Complexo do Alemão, realizado pelo BOPE e a polícia em 2010.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (Destaque)
Título Original: The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2
País: EUA
Direção: Bill Condon
Gênero: Fantasia / Romance
Sinopse:
Após dar a luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella Swan (Kristen Stewart) desperta já vampira. Ela agora precisa aprender a lidar com seus novos poderes, assim como absorver a ideia de que Jake (Taylor Lautner), seu melhor amigo, teve um imprinting com a filha. Devido ao elo existente entre eles, Jake passa a acompanhar com bastante atenção o rápido desenvolvimento de Renesmee, o que faz com que se aproxime cada vez mais dos Cullen. Paralelamente, Aro (Michael Sheen) é informado por Irina (Maggie Grace) da existência de Renesmee e de seus raros poderes. Acreditando que ela seja uma ameaça em potencial para o futuro dos Volturi, ele passa a elaborar um plano para atacar os Cullen e eliminar a garota de uma vez por todas.

Clementina de Jesus – Rainha Quelé
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Werinton Kermes
Gênero: Documentário
Sinopse:
Este documentário pretende homenagear a cantora Clementina de Jesus, uma mulher negra e pobre que já cantou com Paulinho da Viola, João Bosco e Pixinguinha, mas despertou pouco interesse por parte das gravadoras musicais. Usando depoimentos e material de arquivo coletados ao longo de mais de dez anos, o filme acredita que "é um direito do cidadão brasileiro de conhecer a figura e a voz única de Clementina de Jesus".




E Agora, Aonde Vamos?
Título Original: Et maintenant on va où ?
País: França e Líbano
Direção: Nadine Labaki
Gênero: Comédia Dramática
Sinopse:
Muçulmanos e católicos vivem em uma pequena comunidade no Líbano, cujo único elo de ligação com o mundo exterior é uma velha ponte, cercada por antigas minas terrestres que jamais foram removidas. O sinal de TV pega muito mal, o que faz com que não tenham muitas notícias sobre o que acontece no mundo. Apesar da comunidade ser dividida religiosamente, ela vive em paz. Até mesmo a igreja e a mesquita dividem espaço em uma mesma casa. Até que, um dia, os homens da comunidade começam a brigar entre si. É quando as mulheres entram em ação, procurando meios de mantê-los ocupados, de forma que não possam entrar em conflito.

Era Uma Vez Eu, Verônica (Destaque)
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Marcelo Gomes
Gênero: Drama
Sinopse:
Recife. Verônica (Hermila Guedes) tem 24 anos e vive uma fase de transição. Ela mora com o pai, José Maria, e acabou de se formar em Medicina. Sem tempo para a agitada vida que tinha quando era estudante, ela agora se dedica ao início da vida profissional em um ambulatório de hospital público. As condições são precárias e o cotidiano muito cansativo, não apenas pelo trabalho em si mas também por ouvir os problemas de dezenas de pacientes todo dia. Uma noite, ao voltar para casa, ela resolve usar o gravador para falar de seus próprios problemas. O início segue o melhor estilo dos contos de fadas, com o clássico "era uma vez".

Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now!
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho
Gênero: Documentário
Sinopse:
Este documentário traz um olhar direcionado para um dos movimentos culturais mais efervescentes da história do Brasil, a Tropicália. O filme reúne entrevistas , intervenções artísticas, esquetes e imagens do show de Andre Abujamra, criando uma ligação entre os eventos ocorridos no final da década de 1960 e os dias atuais.





Muito Além do Peso
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Estela Renner
Gênero: Documentário
Sinopse:
Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.