O Que Esperar Quando Você Está Esperando (What To Expect When You're Expecting)


Resenha: Apenas em 2011, um guia sobre gravidez superou a marca de 14,5 milhões de exemplares vendidos e por isso é fácil entender o motivo da produção da comédia O Que Esperar Quando Você Está Esperando, que leva o mesmo nome desse famoso guia.
O filme do diretor Kirk Jones narra cinco histórias diferentes, a começar pela fotógrafa Holly (Jennifer Lopez) que é casada com Alex (Rodrigo Santoro) e quer adotar uma criança. O grande problema é que Alex ainda não está preparado para ser pai e por isso entra em um verdadeiro grupo de apoio ao lado de amigos que já estão passando por essa experiência – e se saindo muito bem.
Enquanto isso, Wendy (Elizabeth Banks) finalmente consegue engravidar do marido Gary (Ben Falcone), mas o casal precisa enfrentar a rivalidade de Ramsey (Dennis Quaid), pai de Gary, que está esperando gêmeos de sua jovem esposa, Skyler (Broklyn Decker).
Jules (Cameron Diaz), apresentadora de um reality show, vence um programa de dança na TV ao lado de Evan (Matthew Morrison) e não demora a descobrir que está grávida. O bebê? Fruto de um caso entre Jules e Evan.
Por fim, Rosie (Anna Kendrick), uma jovem vendedora de sanduíches, tem relações sexuais com Marco (Chace Crawford) e quando menos espera fica grávida. O que poderia ser um problema para ambos, já que não estavam esperando pela gravidez, acaba os aproximando de forma intensa, o que não evita certos problemas.
A gravidez é um tema que sempre terá muito a se falar, por isso o melhor que poderia acontecer é um filme dividido em várias histórias que se encontram e possuem relações, apesar de nem sempre ser apenas pelo fato dessas histórias envolveram a gravidez. Com tantos personagens diferentes, O Que Esperar Quando Você Está Esperando consegue envolver todas as dúvidas da gravidez e os dramas pessoas e familiares de cada um deles, explorando ao máximo o guia que deu origem ao filme – inclusive tem personagem que ministra palestras e essas palestras são hilárias.
Como acontece geralmente quando o filme narra diversas histórias, nesse caso algumas coisas poderiam ser mais exploradas, apesar de não existir nada que tenha ficado sem algum tipo de explicação. Enquanto algumas histórias se focam no lado engraçado, outras buscam mostrar o drama existente nessa importante fase da vida de uma pessoa e por isso não seria estranho caso a história de cada casal se tornasse um filme único, apesar de nem todos serem originais.
Até mesmo a história mais dramática e que se foca no lado emocional possui situações engraçadas e um humor característico do cinema americano. Se em alguns momentos a piada é pesada, e às vezes desnecessária, em outros o humor foi colocado na medida certa, principalmente no grupo de pais de primeira viagem que Alex participa. A presença de humoristas como Chris Rock fez total diferença para o lado do humor em O Que Esperar Quando Você Está Esperando.
A reunião de excelentes atores como o próprio Rock e das atrizes Cameron Diaz - Professora sem Classe (Resenha) - e Jennifer Lopez não apagaram a presença de Rodrigo SantoroReis e Ratos (Resenha) e Heleno (Resenha) –, que agora pode enfim declarar que fez um ótimo papel em um filme americano e se destacou ao interpretar um dos personagens mais elaborados do longa-metragem. Um personagem com dramas e que evoluí com o passar dos minutos.
Seja com as dúvidas ou certezas, as dores e o prazer, ou com com situações que só acontecem quando um casal espera por uma criança, o filme cumpre o papel de entreter ao mesmo tempo em que informa sobre o assunto - nada além disso. Não é nada muito elaborado, como também as histórias não são dignas de grandes elogios, porém é uma dica para uma tarde que buscamos algo leve para se divertir. E lembre-se: nunca jogue uma lata de cerveja para um amigo que está distante, porque se ele não pegar as consequências podem ser assustadores – ao menos no primeiro momento.