Assim como o ano literário, os cinemas brasileiros também começam 2013 com ótimas produções, a começar com a estreia da nova animação da Walt Disney Animation Studios: Detona Ralph. O filme, que arrecadou cerca de US$ 175 milhões em sua estreia mundial em novembro, leva ao público uma ideia pensada desde a década de 80 pela Disney e que só agora deixou a imaginação dos responsáveis pelo estúdio. O filme conta a história de um vilão dos games e ainda mostra personagens inesquecíveis, prometendo assim causar aquele sentimento nostálgico nos espectadores.
O filme Na Carne e na Alma, último trabalho do diretor Alberto Salvá, que faleceu em 2011, e O Som ao Redor, considerado pelos críticos o melhor filme nacional dos últimos anos, são os representantes brasileiros nessa primeira semana do ano, que ainda tem um verdadeiro festival de filmes europeus. Conheça-os:

Detona Ralph (Destaque)
Título Original: Wreck-It Ralph
País: EUA
Direção: Rich Moore
Gênero: Animação
Sinopse:
Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Na Carne e na Alma
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Alberto Salvá
Gênero: Drama
Sinopse:
A história gira em torno de Rodrigo, um jovem niteroiense que pode ser descrito como um mulherengo, indo de mulher em mulher sem criar nenhum vínculo amoroso. Até que um dia, na Faculdade onde estuda, conhece Mariana, uma garota de boa família da Zona Sul do Rio de Janeiro. O jovem, então, passa a conhecer o amor e suas consequências. Último filme do diretor Alberto Salvá.



O Outro Filho
Título Original: Le Fils de l’autre
País: França
Direção: Lorraine Levy
Gênero: Drama
Sinopse:
Prestes a integrar o exército israelense para cumprir seu serviço militar, Joseph descobre que foi trocado na infância com Yacine, filho de uma família palestina da Cisjordânia. A vida das duas famílias se transforma radicalmente com esta descoberta, forçando cada um a reconsiderar seus valores e sua identidade.





O Som ao Redor (Destaque)
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Kleber Mendonça Filho
Gênero: Drama / Suspense
Sinopse:
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.


Paris-Manhattan
Título Original: Paris Manhattan
País: França
Direção: Sophie Lellouche
Gênero: Comédia / Romance
Sinopse:
Alice (Alice Taglioni) é uma mulher bonita e apaixonada pelo seu trabalho como farmacêutica, seu único problema é que continua solteira. Ela se refugia do mundo com a paixão por Woody Allen, chegando ao ponto de recomendar seus filmes às pessoas que procuram a farmácia em busca de algum medicamento e até mesmo conversar com o diretor, em seus pensamentos. A família de Alice insiste em lhe arranjar pretendentes, mas ela constantemente ignora os apelos da família para que se case. No entanto, o encontro com Victor (Patrick Bruel) pode mudar a sua vida...

Qual é o Nome do Bebê?
Título Original: Le Prénom
País: França
Direção: Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte
Gênero: Comédia
Sinopse:
Com mais de quarenta anos de idade, Vincent (Patrick Bruel) vai ser pai pela primeira vez. Radiante, ele é convidado pela irmã e o cunhado para jantar, em companhia de sua esposa e de um amigo de infância. Enquanto a esposa não chega, os amigos começam a fazer perguntas sobre a paternidade, até chegar à inevitável questão sobre o nome do bebê. Quando Vincent finalmente anuncia o nome escolhido, o caos se instala na família.

Sete Psicopatas e um Shih Tzu
Título Original: Seven Psychopaths
País: Reino Unido
Direção: Martin McDonagh
Gênero: Comédia / Ação
Sinopse:
Marty (Colin Farrell) é um escritor pouco experiente que não encontra inspiração para seu novo texto, chamado "Sete Psicopatas". Seu melhor amigo é Billy (Sam Rockwell), um ator desempregado e ladrão de cachorros que está disposto a tudo para ajudá-lo. As ideias inusitadas de Billy colocam Marty na mira de um gângster temperamental, Charlie (Woody Harrelson), que não pensaria duas vezes antes de matar qualquer pessoa que pusesse as mãos em seu cachorro.