Muitas pessoas não aproveitam o Carnaval para cair no samba, e sim para se divertir nas salas dos cinemas. E dessa vez os brasileiros terão várias escolhas, desde o documentário A Luz do Tom, sobre a vida e a obra de Tom Jobim (Majestades Eternas), e também a animação espanhola As Aventuras de Tadeo.
O grande destaque acaba sendo Meu Namorado é Um Zumbi, baseado no livro lançado no Brasil recentemente pela editora Leya. Já o cinema brasileiro conta com uma nova aventura da personagem Tainá, protagonista de filmes lançados em 2000 e 2005. Em Tainá - A Origem, uma índia da aldeia Tekohaw, no Pará, foi escolhida para interpretar a pequena personagem que conquistou inúmeros fãs nos filmes anteriores. Conheça esses e outros filmes que estreiam nessa véspera de Carnaval:

A Luz do Tom
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Gênero: Documentário
Sinopse:
Documentário sobre a vida e a obra de Antonio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim. Aborda a relação do maestro e compositor com as mulheres, com destaque para a irmã Helena Jobim e suas duas esposas, Thereza e Ana. Baseado no livro "Antonio Carlos Jobim: um Homem Iluminado", escrito por Helena.

As Aventuras de Tadeo
Título Original: Las Aventuras de Tadeo Jones
País: Espanha
Direção: Enrique Gato
Gênero: Animação
Sinopse:
Tadeo (Óscar Barberán) é um trabalhador simples, mas de espírito aventureiro e sonhador, que vive em Chicago. Um dia, ele é confundido com um arqueólogo bastante conhecido e, por causa disto, é enviado para uma expedição no Peru. Lá ele precisa enfrentar uma organização criminosa que, especializada em roubar tesouros, deseja agora saquear uma mítica cidade inca que acaba de ser descoberta. Para impedir que isto aconteça, Tadeo conta com a ajuda de seu fiel cachorro Jeff, a professora de arqueologia Sara (Michelle Jenner) e o guia Freddy (José Mota).

Deixe a Luz Acesa
Título Original: Keep the Lights On
País: EUA
Direção: Ira Sachs
Gênero: Drama
Sinopse:
Na Nova York de 1997, o documentarista Erik (Thure Lindhardt) conhece o advogado Paul (Zachary Booth). O que a princípio poderia ser apenas um encontro sexual se transforma em algo muito mais sério, um relacionamento de 10 anos. Paul não assume publicamente que é gay, preocupado com a carreira, já Erik é intenso e destemido. A relação amorosa deles dois vai se tornando instável à medida que eles têm que lidar com seus vícios e compulsões e confrontar seus próprios limites.


Fogo Contra Fogo
Título Original: Fire with Fire
País: EUA
Direção: David Barett
Gênero: Suspense
Sinopse:
Jeremy Coleman (Josh Duhamel) é um bombeiro solitário, que considera seus colegas como sua verdadeira família. Um dia, ao entrar numa loja, ele presencia o assassinato do dono do local e de seu filho. Como única testemunha, ele é convencido pelo detetive Mike Cella (Bruce Willis) a depor contra o autor dos disparos, o sociopata Neil Hagan (Vincent D'Onofrio). Cella tem motivos pessoais para capturar Hagan, já que no passado matou seu parceiro e a esposa dele. À espera do julgamento, Jeremy entra no programa de proteção à testemunha e, com isso, se muda para Nova Orleans. Só que Hagan está em seu encalço, para evitar que seja condenado e preso.

Meu Namorado é um Zumbi (Destaque)
Título Original: Warm Bodies
País: EUA
Direção: Jonathan Levine
Gênero: Romance / Comédia
Sinopse:
Em um cenário pós-apocalíptico,  o zumbi R (Nicholas Hoult) passa por uma crise existencial e criando laços de amizade com uma humana chamada Julie (Teresa Palmer), uma de suas vítimas por quem acaba se interessando amorosamente. O problema é que este relacionamento acaba causando uma reação em cadeia em outros mortos-vivos, mas o general Grigio (John Malkovich) não está interessado neste tipo de mudança e sim no total extermínio da ameaça zumbi.



Nota de Rodapé
Título Original: Hearat Shulayim
País: Israel
Direção: Joseph Cedar
Gênero: Drama
Sinopse:
Eliezer (Shlomo Bar-Aba) e Uriel Shkolnik (Lior Ashkenazi) são pai e filho que, além de serem professores excêntricos, dedicaram a vida ao estudo do Talmude, o livro sagrado dos judeus. Eliezer tem uma forte rejeição ao mundo acadêmico, por jamais ter sido reconhecido pelo trabalho realizado. Por outro lado, Uriel é uma estrela em ascensão, sendo cada vez mais bajulado pelos seus pares. Só que, um dia, Eliezer é agraciado com o Prêmio Israel, uma grande honraria concedida na vida acadêmica do país. Seu filho fica contente pelo pai enfim ser reconhecido, mas uma reviravolta faz com que tenha que escolher entre sua carreira e o apoio ao pai.

O Amante da Rainha
Título Original: Em Kongelig Affære
País: Dinamarca
Direção: Nikolaj Arcel
Gênero: Drama / Histórico
Sinopse:
Século XVIII. Caroline Mathilde (Alicia Vikander) é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard). Em viagem pela Europa, a saúde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento médico torna-se necessário. O alemão Johann Struensee (Mads Mikkelsen) é escolhido e rapidamente conquista a confiança do rei, tornando-se seu confidente e principal conselheiro. Promovido a médico da corte, Struensee também se aproxima cada vez mais de Caroline. Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do país e iniciam uma surpreendente reforma de inspiração iluminista.

O Voo (Destaque)
Título Original: Flight
País: EUA
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Drama
Sinopse:
Whip (Denzel Washington) é um piloto de aviação comercial que, com a queda iminente de um avião, assume o comando e consegue salvá-lo com danos mínimos. Logo ele se torna um herói nacional, mas uma investigação interna revela que ele estava voando sob o efeito de drogas e álcool. Tendo consciência disto, Whip não se sente bem com todas as homenagens que recebe, por não se considerar merecedor delas.



Para Maiores
Título Original: Movie 43
País: EUA
Direção: Elizabeth Banks, Steven Brill, Steve Carr, Griffin Dunne, Peter Farrelly, James Gunn, Brett Ratner
Gênero: Comédia
Sinopse:
Um adolescente de 15 anos tenta a todo custo encontrar um filme proibido, chamado "Movie 43". Para tanto ele conta com a ajuda de seu irmão caçula, um gênio da informática apesar de ter apenas 11 anos. Logo eles descobrem que Movie 43 é na verdade a composição de 14 curta-metragens, sendo que alguns deles são paródias dos super-heróis mais famosos da atualidade, como Super-Homem, Batman e Mulher-Maravilha.


Tainá - A Origem
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Rosane Svartman
Gênero: Aventura
Sinopse:
A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vitima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá  (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.