Adaptar uma obra de William Shakespeare é tão normal quanto se surpreender com cada uma das adaptações. A nova produção que promete surpreender é César Deve Morrer, filme italiano dirigido por Paolo e Vittorio Taviani e baseado na peça Júlio César, provavelmente escrita em 1599. Essa nova adaptação possui algumas cenas em preto e branco, e foram necessários nada menos do que seis meses apenas de ensaios antes de iniciar as gravações.
A semana ainda reserva outra adaptação: Dezesseis Luas, baseado no primeiro livro da série escrita por Margaret Stohl e Kami Garcia e lançada no Brasil pela editora Galera. Dirigido por Richard LaGravenese, Dezesseis Luas é protagonizado por Alden Ehrenreich e Alice Englert.
Hitchcock é a terceira adaptação da semana, enquanto Amanhecer Violento é um remake de um filme de mesmo nome lançado em 1984. Conheça esses e outros filmes que estreiam nesse primeiro dia de março:

Amanhecer Violento (Destaque)
Título Original: Red Dawn
País: EUA
Direção: Dan Bradley
Gênero: Ação / Drama
Sinopse:
O dia estava tranquilo até um grupo de pára-quedistas aterrissar no campo de futebol de um colégio. Era o início de uma invasão da Coreia do Norte ao território americano, o que gera pânico nos habitantes da cidade. Decididos a defender o local, oito jovens se escondem nas montanhas e, adotando o nome de sua equipe de futebol, The Wolverine, planejam como revidar à invasão das forças militares inimigas.


Atrás da Porta
Título Original: The Door
País: Hungria e Alemanha
Direção: Istvan Szabo
Gênero: Drama
Sinopse:
Hungria, metade do século 20. O país da Europa Central ainda sente os efeitos da II Guerra Mundial, que devastou boa parte do continente e deixou marcas que nunca poderão ser apagadas. É neste cenário que a vida de duas mulheres bem diferentes se cruzam de uma maneira bem especial. Magda (Martina Gedeck) está ganhando cada vez mais notoriedade por seu trabalho como escritora quando conhece a reservada governanta Emerenc (Helen Mirren), que carrega na alma as cicatrizes do passado. As duas iniciam uma amizade emocionante que ultrapassa os limites das convenções sociais.

César Deve Morrer
Título Original: Cesare Deve Morire
País: Itália
Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani
Gênero: Drama
Sinopse:
A peça teatral "Júlio César", de William Shakespeare, é encenada por um grupo de prisioneiros da prisão de segurança máxima Rebibbia, localizada em Roma. Ao mesmo tempo que funciona como registro documental, trabalha a ficção por trás da trama original. Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani e vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012.



Colegas
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Marcelo Galvão
Gênero: Comédia / Aventura
Sinopse:
Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

Dezesseis Luas (Destaque)
Título Original: Beautiful Creatures
País: EUA
Direção: Richard LaGravenese
Gênero: Fantasia
Sinopse:
Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante do terceiro ano do colegial, que não vê a hora de sair do local. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vê preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que não deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. Já há alguns meses Ethan é atormentado por sonhos misteriosos, onde vê uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que está morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da família que fundou Gatlin. O problema é que Macon e seus familiares têm fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da população da cidade se volte contra eles. Não demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua família possuem poderes. Eles precisarão lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido à uma maldição que assombra a união.

Hitchcock (Destaque)
Título Original: -
País: EUA
Direção: Sacha Gervasi
Gênero: Biografia
Sinopse:
Baseado no livro "Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho", este filme revela os bastidores do clássico Psicose (1960). Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, Hitchcock não conseguiu apoio para realizar a obra, porque os estúdios não queriam investir em um pequeno filme de terror. O resultado foi uma produção independente, de baixo orçamento, que encontrou grandes dificuldades para driblar a censura e para ser distribuída nos Estados Unidos, em função das cenas de violência e nudez. Além disso, diversos obstáculos surgiram durante as filmagens, como as brigas constantes entre Hitchcock e sua esposa, Alma (Helen Mirren), os problemas de saúde do diretor e seus desentendimentos com o elenco. Contrariando todas as expectativas, "Psicose" se tornou uma referência no cinema mundial, e um dos maiores sucessos na carreira do cineasta.

Na Neblina
Título Original: V Tumane
País: Rússia, Letônia, Alemanha e Holanda
Direção: Sergei Loznitsa
Gênero: Drama
Sinopse:
Em 1942 a região da Bielorrússia está ocupada pelos alemães. Um trabalhador ferroviário é acusado injustamente de ser um colaborador e vai enfrentar um dilema moral para provar a sua dignidade.