Chegar aos cinemas sendo apontado como um dos principais nomes do ano não é para qualquer filme, mas isso também contribui para que as expectativas, que geralmente são altas para filmes da DreamWorks Studios, sejam ainda maiores. A empresa, que em 2011 produziu a animação Gato de Botas (Resenha), agora aposta em Os Croods, dos diretores Chris Sanders e Kirk DeMicco.
Com uma série de atores globais, como Bruno MazzeoE aí... Comeu? (Resenha) –, Danton Mello, Lúcio Mauro e Lúcio Mauro Filho, o cinema nacional está representado pela comédia Vai que Dá Certo, que conta a história de cinco amigos que resolvem assaltar uma transportadora de valores. Abaixo, conheça as estreias no cinema nessa sexta-feira, 22:

A Caça
Título Original: Jagten
País: Dinamarca
Direção: Thomas Vinterberg
Gênero: Drama
Sinopse:
Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Boa praça e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.

Depois de Lúcia
Título Original: Después de Lucía
País: México e França
Direção: Michel Franco
Gênero: Drama
Sinopse:
Quando a esposa de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) morre, a relação dele com sua filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.

Fora do Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Paulo Pélico
Gênero: Documentário
Sinopse:
Na maioria dos países do mundo, a indústria de vestimentos efetua estudos sobre o corpo do cidadão médio, para encontar o tipo de roupa que combina perfeitamente com o habitante do país. Mas este não é o caso do Brasil. Como nenhuma pesquisa do tipo foi realizada, os fabricantes apoiam-se em medidas estrangeiras, gerando produtos pouco adaptados à morfologia do brasileiro. Este documentário estuda as consequências desta realidade, passando pelos fatores financeiros e de saúde pública.

Os Croods (Destaque)
Título Original: The Croods
País: EUA
Direção: Chris Sanders e Kirk DeMicco
Gênero: Animação
Sinopse:
Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

Parker
Título Original: -
País: EUA
Direção: Taylor Hackford
Gênero: Ação
Sinopse:
Parker (Jason Statham) é um talentoso ladrão que é traído por pessoas de seu grupo e acaba quase morto. Ele, no entanto, acaba sobrevivendo ao atentado e despertará disposto a se vingar dos bandidos. Conhecendo o plano para um importante roubo na Flórida, Parker se passa por um milionário em busca de um imóvel na região. É quando conhece Leslie (Jennifer Lopez), uma corretora de imóveis em dificuldades financeiras que acaba se metendo no meio dos planos do criminoso.

Rânia
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Roberta Marques
Gênero: Drama
Sinopse:
Fortaleza, Ceará. A adolescente Rânia (Graziela Felix) passa seus dias entre a escola municipal, os afazeres domésticos e o trabalho em uma barraca. Seu grande sonho, no entanto, é de se tornar dançarina. Com sua melhor amiga, Zizi (Nataly Rocha), Rânia descobre o Sereia do Norte, regada a festas e orgias, e passa a ganhar dinheiro com a vida noturna. Quando conhece a coreógrafa Estela (Mariana Lima), a garota tem sua grande chance de enfim se tornar dançarina profissional, mas para tanto precisa enfrentar a intransigência dos pais.

Sibila
Título Original: -
País: França, Espanha, Peru e Chile
Direção: Teresa Arredondo
Gênero: Documentário
Sinopse:
Documentário sobre a vida da família de Sibila, viúva do escritor peruano José María Arguedas e ex-mulher do poeta Jorge Teillier. Uma mulher que passou 15 anos presa, acusada de fazer parte do grupo terrorista Sendero Luminoso, e encontrou a liberdade aos 66 anos de idade. Dirigido por Teresa, sobrinha de Sibila, o filme revela aspectos políticos e familiares dessa trajetória.

Vai que Dá Certo (Destaque)
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Maurício Farias
Gênero: Comédia
Sinopse:
Cinco antigos parceiros da adolescência chegam a conclusão que não conseguiram realizar os sonhos que tanto falavam naquela época. Para mudar o cenário, o quinteto resolve botar em prática um plano muito louco: assaltar uma transportadora de valores.