Como qualquer tipo de droga, a cafeína pode causar dependência física e psicológica e seu uso em excesso trazer uma série de consequências, tais como ansiedade, dor de cabeça e insônia. Mas, o fato de ser encontrado em produtos que fazem parte do nosso dia a dia mostra que a cafeína também tem seus benefícios, ajudando na concentração, na melhora do humor e, para as mulheres, até mesmo nos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). E claro que quando pensamos em cafeína logo nos lembramos do café, já que o brasileiro consome cerca de 80 litros por ano, segundo pesquisa realizada em 2012.

O café está tão presente na vida das pessoas que um estudo britânico revelou a importância de uma pausa para o cafezinho. Segundo os pesquisadores, os trabalhadores que tiram alguns minutos do expediente para essa pausa se tornam mais produtivos e ainda possuem menos chances de cometer erros.

Além disso, o café é um grande aliado dos leitores, que em sua maioria não abrem mão de praticar o hábito da leitura ao lado de uma boa xícara de café. E que seja forte, por favor.

Desde a última semana de abril, a autora Eliane Quintella proporciona uma pausa na rotina diária de seus leitores ao publicar diariamente, pelo Wattpad, um capítulo de seu novo trabalho: Café Forte.

Em entrevista exclusiva ao blog Over Shock, Eliane disse que Café Forte “é um puro livro de suspense” e completou dizendo que “tudo o que quis foi fisgar o leitor desde o início”, o que consegue fazer a cada novo dia; a cada nova pausa para um café. Diferente de Pacto Secreto, livro publicado por Eliane Quintella em 2011 e que tinha como ponto forte a “questão profunda e existencial”, o suspense é “o carro chefe” do novo trabalho, que ela define como “tenso e eletrizante, mas puro suspense”.

Nessa história, conhecemos o personagem Miguel, que se encontra em um beco sem saída ao descobrir que sua namorada, Dora, está sendo aterrorizada por um demônio. Mas, ao mesmo tempo em que tenta acreditar que tudo não passa de uma paranoia, ou quem sabe um distúrbio mental, o ceticismo de Miguel tenta provar a ele que outra pessoa está envolvida em todas as situações que deixaram Dora amedrontada. Com essas duas possibilidades, ele inicia uma investigação amadora, sem imaginar que as coisas são bem diferentes do que ele imaginava até então. Por nem tudo ser como o leitor espera, Eliane Quintella diz que “o leitor não sabe se Dora é vítima de um demônio, louca, assassina ou se existe alguém bem real que a persegue!”. Ela ainda conclui dizendo que “isso só vai descobrir quem ler o livro!”.

Com muitas mentiras e segredos, Café Forte não proporciona as reflexões do primeiro livro da autora, porém consegue surpreender pela agilidade com que foi escrito e pela estrutura atraente de se contar uma história sem que ela se perca em nenhum momento. Ao ser questionada sobre as mudanças no processo de escrita dos dois livros, Eliane disse que o dilema vivido por Valentina, protagonista de Pacto Secreto, “martelava sem parar” no cérebro da personagem e isso deixava a história “lenta e repetitiva”. Já em Café Forte, ela buscou “acelerar a história e focar no suspense em si”. Eliane completa dizendo que não sabe “se houve alguma outra mudança”.

O Wattpad, fundado em 2006, serve como um e-reader e também pode ser considerada uma rede social literária, que permite que autores compartilhem suas obras dando a possibilidade dos leitores comentarem e indicarem aos seus amigos. Com versões também para o Android e iPhone, o Wattpad é uma ótima forma de aproximar os escritores de seus leitores, e devido sua intenção de interagir com os leitores que Eliane Quintella escolheu o Wattpad, ainda que houvesse a possibilidade de publicar a obra diretamente pela Amazon, outra aliada dos autores independentes. Eliane ainda revela: “quis interagir com os leitores, por isso que escolhi o Wattpad, mas eu penso em soltar o livro na Amazon, Apple e também em publicá-lo”. Apesar de não ter decidido como seria essa publicação impressa, a autora disse que ainda pensa se lança o livro “de forma independente com o apoio dos leitores” e “pedindo investimento e oferecendo retorno como um livro, dois livros, camisetas e outros” ou se busca alguma editora interessada em publicar sua obra.
Foto: Karen Caetano

Além de Café Forte e Pacto Secreto, Eliane Quintella já escreveu Prazer Secreto e História Secreta, continuações de seu primeiro livro e que ainda não foram publicados. Antes de iniciar sua carreira como escritora, a paulistana apaixonada por brigadeiro, vinho e café formou-se em Direito e se aproveitou do tempo em que precisou ficar em casa devido ao punho quebrado para escrever seu primeiro livro e iniciar a realização de um antigo sonho, que aos poucos vai lhe trazendo boas memórias, amizades e principalmente leitores, que são os únicos responsáveis por garantir o sucesso de um escritor.

Os interessados em conhecer um pouco mais de Café Forte, podem ler a obra gratuitamente através do Wattpad clicando aqui.

A entrevista completa será publicada em breve.