Foto: Divulgação
A frase que dá título a essa postagem ficou eternizada na voz do radialista Fiori Gigliotti e resume bem o tema da nova coluna do blog: teatro.

O teatro possui uma magia ímpar e por suas características consegue encantar o público de uma forma que outras artes semelhantes não conseguem. Diferente dos filmes, por exemplo, no teatro nos sentimos próximos dos atores; a emoção aparenta ser maior, assim como o envolvimento. Tudo é diferente e belo.

Por essa beleza, que todos que tiveram a oportunidade de conhecer se encantaram, que a partir de hoje o Over Shock abre as cortinas (espaço) para a coluna Boca de Cena, um espaço dedicado exclusivamente para essa encantadora arte.

O motivo de uma coluna sobre teatro? Simples! Está cada dia mais difícil criar conteúdo inovador na concorrida blogosfera literária, afinal, novos e ótimos blogs surgem a cada novo dia e todos, de alguma forma, buscam criar uma identidade própria. Creio que a identidade do Over Shock é a inovação, e é por isso que o teatro agora passa a ser tratado com um carinho especial, assim como o cinema, já que sabemos que a literatura está ligada em todos os sentidos com as duas artes citadas.

Mas sabemos também que a ligação da literatura com o teatro é ainda mais especial, já que importantes nomes da nossa literatura, como Machado de Assis e José de Alencar, escreveram peças teatrais. Ariano Suassuna, por exemplo, é autor de romances e de inúmeras peças, como Auto da Compadecida, uma peça teatral que, vejam só vocês, ficou ainda mais conhecida por sua adaptação para o cinema. Como citado, tudo está ligado.

Sabendo disso, a coluna Boca de Cena estreia com a intenção de mostrar essa ligação. Certamente esse termo não é conhecido por todos, mas não deixa de ser simples. Boca de cena nada mais é do que a frente do palco, onde tecnicamente acontece o encontro entre público e elenco; onde as emoções se encontram; onde os sentimentos se unem. Nada mais propício, já que a coluna servirá de encontro para leitores com uma peça de teatro através de uma crítica.

A coluna não será constante, no mínimo quinzenalmente, porém seguirá a programação do belíssimo Cine Theatro Avenida (foto), em especial do Circuito Cultural Paulista que ali se apresenta. Seja comédia, drama, musical ou até mesmo stand-up comedy, o que importa é estar na Boca de Cena para levar a emoção do palco para as páginas de um blog. Se o resultado será positivo só o tempo dirá!

8 Comentários

  1. Oie!

    Que legal, gostei da nova coluna.

    É até uma vergonha eu falar isso, mas faz muitooo tempo que não vou ao teatro

    Beijos*

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não me julguem, mas eu nunca fui ao teatro. Eu sempre tive vontade de ir, porém, nunca surgiu oportunidade para eu pisar lá. Gostei dessa novidade, ainda não vi um blog que tenha uma coluna sobre teatro, é inovador. Foi uma boa iniciativa. Isso vai me instigar a tomar uma providencia em relação a esse pecado de nunca ter ido ver uma peça. Espero que vocês falem bastante sobre Stand-up comedy, eu gosto bastante, embora nunca tenha ido ver alguma apresentação. xD

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo um hábito, nas poucas vezes em que fui ao teatro, a experiência foi muito boa. E como já estive do outro lado também, ter experimentado um pouco das duas sensações é ainda mais incrível. Não há nada melhor do que ouvir os aplausos, a satisfação transmitida nesse burburinho é a melhor coisa depois de vários minutos sentada acompanhando o espetáculo ou lá no palco, apresentando.
    A interação é bem maior, lembro-me de quando fui assistir ao musical "Cats" em São Paulo e os atores passavam pelas fileiras da plateia, aproximavam-se e cresciam sobre algumas poltronas, alguns passavam querendo hi-fives e a vontade de tocá-los era imensa, quase como "Nossa, vocês são mesmo de verdade!".
    A diferença entre uma tela de cinema e um palco é absurda, os palcos sempre reservam alguma surpresa que nas telas não seria possível. Então a decisão de trazer o teatro para o blog foi, sem dúvida, inovadora e será muito proveitosa. Pode até incentivar e despertar a curiosidade de mais pessoas.
    Uma pena que as peças que eu gostaria de ver tem ingressos de preço exorbitante, acaba tornando difícil o acesso de muitas outras pessoas a ótimas produções; a cultura aqui ainda precisa de uma boa dose de incentivo!
    E eu gostei desse nome, "Boca de Cena", combinou bem, hein? :P Estarei de olho por aqui, boa sorte e bom espetáculo!


    Beijos,

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  4. Soltando fogos aqui!!!!! Rsrsrsrs
    Sou suspeito pra falar sobre Teatro, mas achei a criação dessa coluna sensacional. Vou aguardar ansioso por essa coluna.
    Muito obrigado, Ricardo!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz que tenha gostado da ideia, Amanda. A sensação de estar em um teatro é incrível; e demorei muito tempo para sentir isso, então por isso espero que você tenha a oportunidade o quanto antes.
    A primeira postagem sobre o assunto deve sair apenas no fim do mês (agosto terá uma programação especial, por isso a demora) e mesmo que dessa vez não seja um stand-up, a sugestão está anotada. Assim que tiver a oportunidade irei falar sobre isso :D Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Vê, realmente o preço das peças não costumam ajudar, o que é uma pena, já que todos deveriam ter acesso a arte e isso apenas afasta as pessoas.
    Espero que eu consiga transmitir essa mensagem que você colocou em seu comentário e quem sabe até incentivar, assim como você também disse.
    Ah, não se esqueça de que você contribuiu para a escolha do nome da coluna.


    Beijos e obrigado :D

    ResponderExcluir
  7. Imaginei que você iria gostar, Nardonio. Conto com a sua leitura e até com suas opiniões e sugestões, já que você é um expert no assunto kkkk
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Pode deixar que sempre estarei aqui!!!!
    Vamos debater muito!!!!! Abraços!!!


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir