As pesquisas apontam que o número de leitores brasileiros, e como consequência a quantidade de livros lidos por eles, é cada vez maior. Apesar dessa realidade, que já é motivo de orgulho, infelizmente nossos autores ainda encontram dificuldades para divulgar suas obras e a impossibilidade de viver com a sua arte. Muito se fala sobre o que deve ser feito, e visando uma mudança (de preferência imediata) uma atitude foi tomada: a criação da Semana do Livro Nacional.

Criada por, entre outras escritoras, Josy Tortaro (Josy Stoque), autora de Marcada a Fogo, a Semana do Livro Nacional acontecerá entre 20 a 28 de julho em várias cidades do país. A intenção, além de divulgar a obra dos escritores participantes, é chamar a atenção da mídia, que costuma ignorar os escritores nacionais desconhecidos, e principalmente das editoras, que em sua maioria evitam a publicação, e quando essa ocorre, a divulgação em massa dos autores brasileiros.

Mas Josy Tortaro, que em breve lançará o livro Ilha de Ar, terceiro da Saga Os Qu4tro Elementos, vai muito além desses objetivos. Ela declara que o “manifesto é por mais leitores, mais valorização, mais destaque em livrarias”. Para que esse manifesto tenha resultado, e a Semana do Livro Nacional atinja o sucesso esperado, diversos autores, editoras, livrarias e principalmente blogueiros se uniram na realização e divulgação do projeto.

Entre os parceiros estão os grupos Eu Leio Brasil e Novos Escritores, e a loja virtual Amazon, que promete dar destaque especial aos autores nacionais durante os nove dias da Semana do Livro Nacional. Outros grupos e livrarias se uniram a essa importante causa.

Na grade de programação, vários bate-papos sobre a literatura nacional estão previstos para acontecer em dezesseis cidades, incluindo as capitais Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife e Curitiba. Niterói, Guarulhos, Santos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Caxias do Sul também participam da Semana. Vale lembrar ainda que, com a idealização do projeto, surgiu a ideia de uma Biblioteca Volante, que consiste na doação de livros dos autores participantes para uma instituição pública. Em 2013, a Fundação Cultural de Curitiba recebe a doação.

Além da idealizadora do projeto, que participará do evento em Ribeirão Preto-SP na tarde do dia 27, oito autores parceiros estão entre os participantes da Semana do Livro Nacional. Em São Paulo, no dia 20, a autora de Entre Amores Cruzados, Vanessa de Cássia, participa de um debate sobre o tema “Modismo Literário”. A mesa sobre literatura fantástica conta com a participação de Bento de Luca e Marcel Colombo, autor de Al-Aisha e os Esquecidos, enquanto que Ricardo Ragazzo, autor de 72 Horas para Morrer, Samanta Holtz, de O Pássaro e Eliane Quintella, que recentemente lançou virtualmente o livro Café Forte, comentam sobre a literatura nacional. Eliane Quintella ainda participará do evento em Santos, no dia 28, na livraria Porto das Letras.

Já em Campo Grande-MS, Karen Soarele, autora do livro Línguas de Fogo, participa de um bate-papo, no dia 27, com outros quatro escritores locais na XD Comic Shop. Também no dia 27, em evento realizado na Casa da Leitura – PROLER, no Rio de Janeiro, e organizado pelos blogs Prazer, Me Chamo Livro, Meus Livros, Meu Mundo e Fulana Leitora, o autor Maurício Gomyde, que recentemente divulgou capa do livro Dias Melhores pra Sempre, participa de uma mesa de debates sobre o tema “A importância da Leitura”.

Uma das ideias inicias é de que durante os nove dias do evento, os blogueiros participantes divulguem apenas obras nacionais, seja com resenhas, notícias ou derivados. O leitor também está convidado a participar, se não dos eventos nas cidades citadas, com a leitura da sempre rica literatura brasileira.

OBS: Os autores Maurício Gomyde e Karen Soarele também participarão da Semana do Livro Nacional em evento que será realizado no dia 20 em Brasília e que contará com a apresentação e mediação de Aurilene Vieira e Larissa Sposito.
Já em Belo Horizonte, Leonardo Barros, autor de Presságio – O Assassinato da Freira Nua, participará do evento ao lado de outros escritores no dia 20 de julho, a partir das 14h.

Para conferir o convite para todos os eventos da Semana do Livro Nacional, acesse a fan-page do Over Shock clicando aqui.

11 Comentários

  1. Oun vai passar por Campinas! eu quero muito ir *-*
    Nossa a ideia é muito boa, tomara que atraia muitos leitores e novos leitores :D

    É muito bom saber que o número de leitores esta cada dia maior!


    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ricardo,

    Acho positivo essa pesquisa e excelente esses eventos...apesar do grande caminho a percorrer, vemos uma bela melhora....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Adoro eventos como este, pena que não tem na minha cidade.

    Beijos*

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, gostei demais dessa noticia. Mas na noticia não menciona Florianópolis. Eitx...outra veix ficamos de fora. Que pena. Mas o movimento é bonito e merece meu respeito e carinho. Aos autores participantes, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ricardo!

    Obrigada pelo divulgação! Serão eventos incríveis!!!! :D

    Só pra avisar, o Maurício e eu também estaremos no evento de Brasília, dia 20.

    Programação em Brasília: http://www.karensoarele.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Banner-Bras%C3%ADlia2.jpg

    Programação em Campo Grande: http://www.karensoarele.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Banner-divulgacao2.jpg

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente esse evento não acontecerá na minha cidade. Espero que seja bastante mencionada na mídia e que os autores nacionais "desconhecidos" se tornem conhecidos, porque eles merecem. É necessária a quebra do paradigma de que só os livros de autores antigos são bons.

    ResponderExcluir
  7. Roberta de Oliveira15 de julho de 2013 20:33

    Por aqui também não vai rolar evento, mas a gente faz nossa parte prestigiando e lendo muito :D

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ivair, se bem entendi alguns autores de determinadas cidades se mobilizaram para organizar o evento. Caso queira na próxima edição, em 2014, te informo no início das preparações para que você possa organizar um evento na bela Floripa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pela informação, Karen. Acabei seguindo apenas alguns banners que foram enviados recentemente, mas irei acrescentar uma observação na postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Acho essa iniciativa um belo começo para a mudança necessária. Já está mais do que provado, que muitos dos nossos autores estão dando um banho em alguns autores estrangeiros. Espero que essa semana se transforme em mês.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir