Indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar 2013, o filme norueguês A Aventura de Kon Tiki chega aos cinemas brasileiros para contar a história da expedição Kon-Tiki, de 1947, quando o explorador Thor Heyerdahl tinha a intenção de provar sua teoria de que os polinésios poderiam ter colonizado a América do Sul.

Além desse, diversos filmes estreiam nessa sexta-feira, incluindo o aguardado Círculo de Fogo. Conheça-os:

A Aventura de Kon Tiki
Título Original: -
País: Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Alemanha
Direção: Joachim Rønning e Espen Sandberg
Gênero: Ação / Aventura / Biografia
Sinopse:
Este drama, inspirado na história real de Thor Heyerdahl, mostra a expedição Kon-Tiki. Em 1947, este pesquisador tinha uma tese ousada para a época: ele acreditava que a Polinésia tinha sido ocupada primeiro pelos povos da América do Sul, e não pelos povos do oeste, como diziam os livros de História. Para comprovar que essa versão da história era possível, Thor decidiu construir uma pequena jangada, com os mesmos materiais de séculos atrás, e chamou cinco tripulantes inexperientes para partir com ele em uma viagem de três meses, considerada por todos como uma aventura suicida. Enquanto flutuam pelo oceano Pacífico, torcendo para serem levados à direção correta, os homens enfrentam problemas com tempestades, tubarões, baleias, recifes de corais e com a própria jangada, que corre o risco de se desfazer a qualquer momento.

Ai Weiwei: Sem Perdão
Título Original: Ai Weiwei: Never Sorry
País: EUA
Direção: Alison Klayman
Gênero: Documentário
Sinopse:
Ai Weiwei é um artista contemporâneo, que combina em seu trabalho as novas tecnologias e as mensagens políticas engajadas. Preso pelas autoridades chinesas em 3 de abril de 2011, mas liberado dia 22 de junho, ele ainda está proibido de deixar o território nacional. Este documentário acompanha a trajetória política e artística deste símbolo da liberdade de expressão na China.



As Horas Vulgares
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Vitor Graize e Rodrigo de Oliveira
Gênero: Drama
Sinopse:
O pintor Lauro parece ter uma boa vida: ele vive com a querida esposa Erika, e tem sucesso trabalhando com arte. No entanto, ele não se sente feliz. Certo dia, Lauro cruza com Théo, um amigo que não vê há anos. Ambos já foram apaixonados pela mesma garota, Clara, que não mora mais na cidade. Não demora para os dois começarem a relembrar as histórias do passado, enquanto fazem um longo passeio pelas ruas de Vitória.


Camille Claudel, 1915
Título Original: -
País: França
Direção: Bruno Dumont
Gênero: Biografia
Sinopse:
Inverno, 1915. Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel (Juliette Binoche) é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Ela afirma várias vezes que está perfeitamente sã, mas desenvolve uma mania de perseguição, acreditanto que seu ex-amante Auguste Rodin conspira contra ela, e que todos no asilo tentam envenená-la. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul (Jean-Luc Vincent), implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade.

Cine Holliúdy
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Halder Gomes
Gênero: Comédia
Sinopse:
Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.



Círculo de Fogo
Título Original: Pacific Rim
País: EUA
Direção: Guillermo del Toro
Gênero: Ação / Aventura
Sinopse:
Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obso

O Renascimento do Parto
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Eduardo Chauvet
Gênero: Documentário
Sinopse:
A realidade médica e obstétrica mundial encontra-se em grave condição não por aspectos de infra-estrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. De fato, o número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas é alto demais para o nível recomendado. Alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem.

Os Escolhidos
Título Original: Dark Skies
País: EUA
Direção: Scott Charles Stewart
Gênero: Ficção científica / Suspense
Sinopse:
A família Barret leva uma vida pacata e tranquila no subúrbio, mas isso começa a mudar quando uma série de estranhos e misteriosos eventos passa a fazer parte de sua rotina. A família acaba descobrindo que existe uma terrível e mortal força atrás dela e precisará lutar por sua sobrevivência.

Sorria, Você Está na Barra!
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Izabel Jaguaribe
Gênero: Documentário
Sinopse:
Área de recente crescimento na cidade do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca mistura os mais diversos estilos de vida e culturas. Assim como a maior parte da metrópole carioca, a Barra também é permeada por diferentes belezas naturais e conta com uma vida urbana movimentada, como ilustram os depoimentos das personalidades importantes que são habitantes do bairro.

Vendo ou Alugo
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Betse de Paula
Gênero: Comédia
Sinopse:
Rio de Janeiro. Maria Alice (Marieta Severo) vive com a mãe (Nathália Timberg), a filha (Sílvia Buarque) e a neta (Beatriz Morgana) em um casarão no Leme, bem na entrada de uma favela. Para sobreviver Maria Alice faz os mais diversos bicos, mesmo que eles passem longe da legalidade, mas ela sabe que o único meio de resolver seus problemas é vendendo a casa. O problema é que ninguém quer comprá-la, devido à proximidade com o morro. Um dia, Maria encontra uma amiga que diz que seu filho, Júlio (Pedro Monteiro), está trabalhando como corretor de imóveis e tem um estrangeiro louco para comprar um imóvel na cidade. Maria pede que ele o leve à sua casa e, esperançosa que a venda enfim aconteça, passa a organizar tudo para agradar o possível cliente.

6 Comentários

  1. PRECISO assistir Círculo de Fogo. Quando vi o trailer em 3D no cinema ao assistir Wolverine - Imortal, fiquei com uma vontade imensa de conferir o novo longa do del Toro. Simplesmente não posso perder!

    ResponderExcluir
  2. Nenhum me chamou muito a atenção.
    Os efeitos de Círculo de Fogo são muito bons, mas a história em si não despertou meu interesse =/
    BJo

    ResponderExcluir
  3. Ai Rick, de todas essas estreias só me interessei por Círculo de Fogo, mas como provavelmente não irei ao cinema este mês, acho que vou aguardar sair em DVD pra assistir.
    Bjokas querido.


    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  4. Desses filmes, assisti o "Cine Holliúdy" e gostei bastante. Tem seus probleminhas, mas no geral, é um bom filme. Achei "Círculo de Fogo", "Os Escolhidos" e "Vendo ou Alugo" interessantes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Nara Brasil do Amaral14 de setembro de 2013 14:08

    Os filmes que eu mais me interessei foi 'A aventura de Kon Tiki', 'Ai Weiwei: Sem Perdão' e 'Camille Claudel, 1915'. O primeiro porque fiquei interessada com a jangada de Thor e espero ver um resultado positivo em sua pesquisas, além de aumentar meus conhecimentos de história; O segundo filme me interessou porque nunca ouvi falar desse artista, Ai Weiwei, e de suas obras que criticam os rumos da política na China, espero conhecer melhor quando assistir; Já o terceiro filme captou minha curiosidade porque quero ver se Camille consiguira provar sua sanidade e se seu irmão irá acreditar nela.

    ResponderExcluir
  6. Nessa semana o único filme que me interessou realmente foi Circulo de fogo, o restante não faz muito o meu gênero. Meu irmão assistiu já e gostou bastante, vou arrumar um tempinho essa semana para eu assistir. ahaha!
    Beijos

    ResponderExcluir