Publicada originalmente entre 1949 e 1961, a série O Tempo e o Vento, escrita por Érico Veríssimo, é considerada até hoje uma das mais importantes da literatura brasileira. Adaptada para a televisão em duas oportunidades, a série (dividida em três livros) ganha uma adaptação para o cinema com o aguardado filme O Tempo e o Vento, dirigido por Jayme Monjardim.

Conheça esse e outros filmes que chegam aos cinemas brasileiros na última sexta-feira de setembro:

A Última Estação
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Marcio Curi
Gênero: Drama
Sinopse:
1950. O jovem libanês Tarik deixa sua cidade natal em busca de uma vida melhor no Brasil. Ao chegar no porto de Santos ele se desentende com o irmão de uma garota síria com a qual estava flertando e, na briga, cai no mar. Ele é salvo por Ali, outro jovem libanês. Só que, ao passar pela imigração, Ali fica detido pela polícia e eles se separam. Décadas mais tarde, já idoso, Tárik (Mounir Maasri) resolve partir em busca de Ali para pedir-lhe perdão. Em seu jornada ele tem a companhia da filha, que se recusa a seguir os ideais religiosos e de comportamento pregados pelo pai.

Família do Bagulho
Título Original: We're the Millers
País: EUA
Direção: Rawson Marshall Thurber
Gênero: Comédia
Sinopse:
Após ser roubado, o traficante de meia tigela David Clark (Jason Sudeikis) é obrigado por seu chefe, Brad Gurdlinger (Ed Helms), a viajar até o México para fechar uma negociação envolvendo um grande carregamento de maconha. Para tanto David precisa formar uma família de mentira e com isso convida a stripper Rose O'Reilly (Jennifer Aniston) para ser sua falsa esposa. A delinquente Casey (Emma Roberts) e o virgem Kenny (Will Poulter) logo entram no plano e juntos eles formam os Miller, que aparentemente estariam fazendo uma pacata viagem rumo ao México a bordo do trailer da família. Entretanto, ao longo do caminho os antigos hábitos voltam à tona e nem tudo sai como o planejado.

O Tempo e o Vento
Título Original: -
País: Brasil
Direção: Jayme Monjardim
Gênero: Drama
Sinopse:
Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

Preenchendo o Vazio
Título Original: Lemale et ha'halal
País: Israel
Direção: Rama Burshtein
Gênero: Drama
Sinopse:
Em Tel Aviv, uma família ortodoxa e conservadora está prestes a ver sua filha mais nova, Shira, se casar com um garoto da mesma idade, um rapaz de boa família, por quem ela está apaixonada. No entanto, pouco antes do casamento, Esther, sua irmã mais velha, morre durante o parto, adiando a cerimônia. Ao menos, o bebê é salvo.
A nova preocupação da família é encontrar uma nova noiva para Yochay, o viúvo de Esther. Ele decide se casar com uma viúva belga e se mudar para o país da esposa, mas com medo de ver o novo bebê da família partir, a família de Shira prepara um outro plano: desfazer seu noivado e obrigá-la a se casar com Yochay.

R.I.P.D. – Agentes do Além
Título Original: R.I.P.D.
País: EUA
Direção: Robert Schwentke
Gênero: Ação
Sinopse:
Nick Walker (Ryan Reynolds) é um policial que morreu recentemente. Para sua surpresa, sua alma foi enviada para o Departamento Descanse em Paz, uma espécie de agência que trabalha às escondidas na Terra. Devido à sua experiência, Nick logo é enviado de volta à Terra para trabalhar ao lado do veterano Roy Pulsipher (Jeff Bridges). Juntos, eles precisam encontrar o assassino de Nick.



Uma Primavera com Minha Mãe
Título Original: Quelques heures de printemps
País: França
Direção: Stéphane Brizé
Gênero: Drama
Sinopse:
Do alto de seus 48 anos de idade Alain Evrard (Vincent Lindon) se vê obrigado a voltar a morar com sua mãe (Hélène Vincent). A convivência diária revive algumas pendências do passado que nunca foram esclarecidas. É aí que Alain descobre que sua mãe está com uma doença grave e foi desenganada pelos médicos. Será que os dois vão conseguir deixar o perdão falar mais alto e se reconciliar nos últimos meses de vida da senhora?

7 Comentários

  1. Adorei a sinopse de Preenchendo o Vazio, irei assitir. O Tempo e o Vento também.

    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Costa e Silva28 de setembro de 2013 12:26

    Cara, só estreias legais!
    De verdade, quero assistir todos! ^^

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler 'O Tempo e o Vento' já que é uma obra de Érico Veríssimo e em nenhuma obra dele ele me desapontou...muito pelo contrário, 'Incidente em Antares' é um dos livros que eu mais gostei de ter lido...Em Veríssimo eu confio, agora vamos esperar para ver como será a adaptação né, porque esses diretores tem me decepcionado cada vez mais.

    Abraço,

    Marcos Túlio - http://teorialiteral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dessa vez me interessei por tês estreias: "O Tempo e o Vento" e "Família do Bagulho" e "R.I.P.D. - Agentes do Além". O bom é que fui bem eclético, pois os três são de gêneros diferentes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Família do Bagulho <3

    ResponderExcluir
  6. Marcos, li seu comentário logo que publicou e aproveitei uma conversa com amigos escritores para comentar sobre o Érico Veríssimo e essa adaptação. Ainda não tive o prazer de ler uma obra do autor, mas tenho muito interesse, principalmente por ele ter sido amigo de um importante escritor de minha cidade. Acho que a oportunidade surgirá com essa trilogia, já que o filme parece ser incrível. Espero gostar de ambos.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina Lopes7 de dezembro de 2013 09:47

    O tempo e o vento ??? Hummmm
    Com certeza ! É impossível , não querer assistir um filme com Thiago Lacerda no elenco , e quando junta Marjorie Estiano então , completou !
    Quero ver em breve ;)

    ResponderExcluir