Foto: Reprodução
Considerada como uma das principais contistas da literatura contemporânea, a canadense Alice Munro, de 82 anos, foi anunciada nessa quinta-feira, 10, como a vencedora do Nobel de Literatura de 2013. O anúncio aconteceu durante evento realizado pela Academia Sueca, responsável pela entrega do prêmio, na cidade de Estocolmo.

Entregue anualmente desde 1901, o Nobel de Literatura é o principal prêmio literário do mundo e no último ano premiou o chinês Mo Yan. Apesar de muitas vezes o resultado causar polêmica, a premiação de Alice Munro foi vista com bons olhos por críticos, leitores e principalmente escritores, que consideram importante consagrar uma representante do conto.

Segundo a Academia Sueca, Munro é a “mestra do conto contemporâneo”. Em sua obra, a autora é “aclamada pela clareza e realismo psicológico”, segundo palavras da própria academia. Para alguns críticos, Munro é considerada “a Tchekhov canadense”, uma referência ao escritor russo Anton Tchekhov.

Primeira escritora que se dedica exclusivamente ao conto a ganhar o Nobel de Literatura, Alice disse à agência The Canadian Press estar surpresa e muito feliz pela conquista. Ela contou também que sabia estar na disputa, porém que não havia pensado que venceria. “Um sonho impossível, algo que poderia acontecer, mas que provavelmente não ocorreria”, disse ao revelar o que achava da possibilidade de ser laureada com o prêmio.

Nascida em 10 de julho de 1931, Alice Munro publicou onze livros, que foram traduzidos para mais de dez idiomas. Antes de publicar seu primeiro trabalho, Dance on the Happy Shades (1968), Munro estudou Jornalismo e Inglês, porém deixou os estudos quando se casou aos vinte anos. Alice Munro chegou a se divorciar do primeiro marido, casando-se novamente em 1976. Antes de vencer o Nobel de Literatura, a escritora canadense recebeu inúmeros outros prêmios, incluindo o Man Booker International Prize em 2009.

Cia. das Letras - 2013
No Brasil, a escritora teve publicado quatro de seus livros, incluindo “O Amor de Uma Boa Mulher”, publicado pela Companhia das Letras no mês de maio. Também por essa editora, foram lançados os livros “Felicidade Demais” e “Fugitiva”. Por fim, “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento”, que inspirou o filme Longe Dela, foi publicado no Brasil pela editora Globo no ano de 2003.

Após o anúncio da premiação, a editora Globo aproveitou para divulgar que lançará, em 2014, os livros inéditos “Os Contos Escolhidos”, de 1996, e “The View of Castle Rock”, publicado originalmente em 2006.

Munro é a 13ª mulher a receber o Prêmio Nobel de Literatura, que será entregue em cerimônia especial no próximo dia 10 de dezembro, data do aniversário de morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel. Juntamente ao prêmio, a escritora canadense ganha ainda 8 milhões de coroas suecas, o que equivale a 2,7 milhões de reais.

13 Comentários

  1. Gabriela Costa e Silva12 de outubro de 2013 13:02

    Que legal, ainda não conhecia nada dela, e parecem ser bons livros!
    E o prêmio Nobel de Literatura, deve realmente ser muito bom ganhar um! haha
    Se mereceu um prêmio tão bom, creio que os livros são igualmente bons...

    ResponderExcluir
  2. Participando!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Prêmio Nobel vem sempre causando um certo alvoroço. Diz o meu professor de literatura que o Saramago devia ter ganho o dele há um bom tempo. Mas só o recebeu quando Portugal entrou em um bloco econômico. Reza a lenda que se a Copa e as Olimpíadas forem bem aqui no Brasil, pode ser que tenhamos o nosso primeiro escritor com um Nobel (que os deuses novos e os antigos ajudem Pedro Bandeira!).
    Agora sobre a escritora: confesso que não conheço o trabalho dela. Mas fico feliz por ver que uma contista chegou tão longe. Muitos poetas, romancistas e cronistas escrevem contos. Mas nunca vi uma escritora se dedicar somente a este estilo. E como também escrevo contos, é muito bom ver que ela chegou ao "topo".
    Só quero fazer duas ressalvas:
    1 - gostaria de saber dos livros dela já publicados, qual é uma antologia de contos.
    2 - a grafia correta é "Tchekhov", ok?

    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  4. Faz uns dois dias que vejo quem foi premiada no quesito literatura com o Nobel. Fiquei curioso para ler Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento e não sabia que já havia sido lançado no Brasil
    Vou procurar no site se ainda está disponível *-*
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Esta promoção é um sonho! E eu quero acordar com esses livros aqui em casa!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito bom.

    Posso ser uma desligada por não conhecer a escritora.kkk, mas agora conheço e fico feliz por tamanho reconhecimento.

    Beijokas da Fê :*

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Participando o/
    carlareads
    carla_oliveiraackles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Participando!
    petersonsevero@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Participando!!!
    Nadine Silveira
    nadinesilveira7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Davi, apesar de não conhecer a obra da autora, também fiquei muito feliz por ela ter conseguido chegar tão longe escrevendo apenas contos. Ainda que já tenha escrito um romance (meia boca), minha maior produção está nos contos, por isso esse prêmio acaba servindo de incentivo.
    Sobre suas ressalvas, como te disse no Facebook, todos os livros são antologias de contos, ok? Sobre a grafia, já corrigi e aproveito para pedir desculpas por esse pequeno erro.
    Abraços e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  11. Olha só, em belos 82 anos recendo um prêmio tão importante desse, tá vendo, escrever não tem idade limite! Não conhecia a autora para falar de verdade, mas depois de um prêmio desses eu vou dar uma lida em alguns de seus contos.

    ResponderExcluir
  12. muito bacana, parabéns pelo reconhecimento a ela... muito legal

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar dela até essa premiação do Nobel. Legal ver que ela foi a primeira autora que escreve contos a ser premiada. Mostra o talento que ela tem. E agora, está mais famosa e rica. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir