Veneno, Sarah Pinborough, tradução de Edmundo Barreiros, 1ª edição, São Paulo-SP: Única (Ed. Gente), 2013, 224 páginas.
Skoob: Clique Aqui.

Não é de hoje que os contos de fadas deixaram as páginas dos livros e, ao menos nas versões mais conhecidas, ganharam um toque infantil, que nem sempre condiz com a história original. Mas a lenda diz que de infantil os contos de fadas não têm nada e Veneno tenta explicar o motivo.

Nessa história, a rainha Lilith não age por pura maldade, mas sim devido ao seu passado sofrido; Branca de Neve, além de ser muito mimada, tem atitudes condenáveis para uma princesa; e o príncipe pode até encantar as garotas, no entanto não vai além disso. Em um conto de fadas diferente do que estamos acostumados, iremos perceber que ninguém, absolutamente ninguém pode ser visto como herói ou vilão.

“O príncipe já estava mexendo neles. Será que aquilo era um sonho? Será que ainda estavam caminhando pela noite e aquela era uma ilusão que a qualquer instante ia se desfazer? Será que ela podia estar acordada? Ele desejara aquele momento desde a primeira vez que pusera os olhos nela, e agora tinha acontecido, do nada” (pág. 156).

Primeiro livro da Saga Encantadas, Veneno vem para mostrar, já em suas primeiras páginas, que Sarah Pinborough transformará os contos de fadas. Isso acontece não apenas por ela contar a verdadeira história, como também por ter um toque de sensualidade e sarcasmo, assim como o prometido.

No entanto, como sabemos, Veneno conta uma versão diferente da famosa história de Branca de Neve e, justamente por já ser uma história conhecida em todos os seus aspectos, o livro demora a ganhar um enredo diferenciado. E quando isso acontece, sentimos falta de uma explicação maior sobre cada detalhe citado rapidamente pela autora.

Quando os personagens de outras histórias aparecerem, sentimos a falta de um desenvolvimento maior. Não que fosse extremamente necessário, até porque não é a intenção da trilogia, mas é como se os personagens estivessem ali por puro acaso e, ainda que isso seja a real intenção, a curiosidade do leitor fala mais alto. O leitor precisa de explicações!

Se um desenvolvimento maior faz falta no todo, o que não seria dispensável já que se trata de uma obra curta e de leitura rápida, a autora foi muito feliz na maneira como casou a sensualidade com a magia dos reinos encantados. O termo sexy é adequado para definir a obra, e mesmo com uma ou outra cena mais quente, a história não se torna totalmente erotizada.

Em sua escrita, Pinborough se destaca pela escolha cuidadosa das palavras que fazem a descrição de cenas, dando a magia esperada em um conto de fadas. Além disso, o sarcasmo torna a leitura levemente engraçada, sobretudo quando há também o uso de metáforas, usadas sempre no momento apropriado.

O fato de criar uma personagem totalmente diferente do que podemos imaginar para uma princesa também merece nota. Esqueça as princesas comportadas, vestidas com o luxo proporcionado pelo sangue real, e com a inocência de uma adolescente. Em Veneno nada do que era continua da mesma forma e isso não vale apenas para os personagens. Tudo está de ponta cabeça, tanto que Branca de Neve é odiada pelo que é e também pelo que aparenta ser.

Quando encontramos a frase Repense seus Vilões na capa de Veneno já imaginamos o que está por vir, mas infelizmente isso demora a aparecer. Não há dúvidas de que isso faz a diferença, já que mais uma vez a curiosidade trata de causar certa decepção. Quanto tudo é enfim relevado existe a possibilidade de já imaginarmos a verdade. Isso transforma Veneno, e talvez toda a Saga Encantados, em uma leitura apenas para o entretenimento. Longe da perfeição, mas divertido à sua maneira, e na maioria das vezes isso basta em uma obra literária.

“Ela se aproximou e saiu da sombra para a luz do fogo. Ele esperava que ela entrasse na cama ainda vestida, meio que esperava que a roupa ficasse meio vestida nela durante o ato, principalmente na primeira vez. Mas, em vez disso, ela estava de pé diante dele em toda a glória de sua nudez. Ele não conseguia desviar o olhar” (pág. 181).

Para adquirir seu exemplar de Veneno, acesse o site da Livraria Saraiva clicando aqui.


39 Comentários

  1. Gabriela Costa e Silva25 de outubro de 2013 19:46

    Esse livro parece ser ótimo.
    Amo esses contos de fada recriados, tanto livro quanto filmes, e esse com certeza vai me agradar demais! haha

    ResponderExcluir
  2. Michelli Santos Prado26 de outubro de 2013 16:09

    Olá Ricardo!! Tudo bem??
    Sempre gostei de historias infantis, mas confesso que descobrir "a verdadeira historia" dos contos de princesas me interessa muito, e quando descobri sobre esta trilogia fiquei bastante empolgada e quero conferir todos os livros, e ao ler sua resenha tenho certeza que não vou me decepcionar!!

    ResponderExcluir
  3. Rick, adorei a resenha e ainda não tinha lido nada sobre esse livro.
    Confesso que nem estava curiosa, mas a resenha me deixou curiosa, afinal eu também sou apaixonada por releituras de contos de fadas... Acho que minha lista de desejados vai aumentar!


    xoxo
    Mila F.
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Eu acho ótimo essas adaptações em que há uma completa desconstrução de enredos e personagens dos contos de fadas clássicos que a Disney "infantizou". Sinceramente, eu esperava um pouco mais desse livro. Mas se ele, pelo menos, diverte, já está de bom tamanho.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Adoro ler releituras de histórias de contos de fadas. É uma pena que ele não seja perfeito, mas se dá pra se divertir com ele é ele que escolho. Fico imaginando o quão interessante deve ser a nova histórias das princesas kkkkk
    A capa é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ric,
    Li veneno também, e confesso

    ResponderExcluir
  7. Oi Ric,
    Tudo bom? Li Veneno, mas não gostei tanto quanto eu esperava. O problema é que acho que histórias da Branca de Neve já estão ficando cansativas... Espero que com as continuações eu possa gostar mais desta série.
    E realmente também senti essa falta de um envolvimento maior com os personagens... concordo com você...
    E princesas comportadas, disso eu gostei... saiu um pouco das indefesas e intocáveis princesas...
    Adorei sua resenha... :)

    Beijos
    Lylu - Relíquias da Lylu
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler Veneno!
    A saga Encantadas, na verdade. Não conheço os contos de fadas com perfeição, mas tenho uma boa ideia... E adoro quando é dada uma sacudida nos clássicos... Claro que Julieta Imortal não foi tudo o que eu esperava, contudo foi bacana.
    Nossa! E essa capa é linda, né!?
    Ah! Adorei o último quote... hahaha! Você guarda os melhores quotes para o final da resenha, hem! Já percebi! 8-)
    Gostei de saber que as princesas Encantadas são amigas entre si. (foi isso o que você quis dizer com personagens de outras histórias, não foi...? *-) ) ^.^ Seria melhor ainda se elas fossem tipo "melhores amigas".

    ResponderExcluir
  9. Madu, a capa é de fato muito bonita. Também curti muito a capa de Feitiço, o segundo livro da trilogia.
    Sobre a sua pergunta, na verdade as princesas não são amigas (pelo menos não por enquanto), mas personagens de outros contos de fadas também aparecem. Nesse caso, por exemplo, João e Maria aparecem rapidamente, infelizmente não de forma detalhada, o que acho que poderia tornar o livro muito melhor :/ Apesar disso, a sua ideia é muito bacana. Seria interessante encontrar uma releitura dessa forma :D

    ResponderExcluir
  10. fiquei apaixonada por essa capa, super cheia de misterios ... a sinopse é bem intrigante e sem duvida esse é um dos proximos livro que quero ler

    ResponderExcluir
  11. Fernando Gonçalves13 de novembro de 2013 11:57

    Estou há um tempinho interessado em Veneno. Releituras de contos de fadas, são tão.. '-'
    E essa capa então, me chama bastante atenção. Além dessa sua resenha que ficou ótima. Espero um dia poder ler Veneno. Abraços '-'

    ResponderExcluir
  12. Eu estou curioso pra ler esse livro, ainda mais depois que um blog começou a publicar materias toda semana a respeito dos "verdadeiros contos de fadas" achei muito interessante e macabro..... hahahahahah

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro, para poder tirar minhas conclusões sobre essa releitura.

    ResponderExcluir
  14. Amei essa capa, só por ela já compraria o livro
    adorei a resenha me deu mais vontade ainda de ler

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro obras que mexem com imaginário popular! E se tratando de contos de fada, com certeza há muito o que se pode fazer para nos deixar perplexos e acabar com quaisquer sonhos infantis (rs).
    O fato do livro Veneno apresentar um foco diferente, sobre a "rainha má", me fez desejá-lo desde a primeira notícia sobre seu lançamento. *3*
    Li várias resenhas e a sua não foi diferente... Apesar de pequenas fragilidades, como demorar a aparecer o que tanto aguardamos como leitores, estou ansiosa para também conhecer esses personagens sob outra perspectiva.
    Uma princesa não tão nobre, uma rainha não tão desumana, um príncipe não tão perfeito... (rs).
    Adoooro! Com certeza, lerei esta obra.
    Ótima resenha, Ricardo!
    Beijos =*


    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Me apaixonei pela capa deste livro! Porém, ao ler a resenha não me empolguei muito não pois ficou parecendo uma história bem bobinha. E agora, ler ou não ler???

    ResponderExcluir
  17. Como assim mudar os contos de fadas???? O que estão fazendo com minha infância??? hahahaha
    Brincadeiras a parte, adorei a ideia do livro e quero muto ler!
    bjos
    Luiza Ferreira Gomes

    ResponderExcluir
  18. Gostei do fato de a autora ter acrescentado uma boa dose de veneno à história, tornando a narrativa sexy mas não erotizada demais. Pelo visto o desenvolvimento poderia ter sido melhor mas para quem busca entretenimento acho que é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  19. Preciso desse livro*-*

    ResponderExcluir
  20. Tânia Regina Schubert14 de novembro de 2013 20:22

    Parece uma história bem venenosa, com um tom de "piada", fazendo caso da história da Branca de Neve, como a conhecemos. Acho válido, mas preferia algo mais original.

    ResponderExcluir
  21. Fabíola, a capa nacional é de fato muito bonita, e como eu disse na resenha, apesar de não ser perfeito, acho que vale a pena a leitura. Ao menos é divertido.

    ResponderExcluir
  22. Estou com o livro em mãos e bem curiosa para ler, essa capa é maravilhosa e releitura de contos de fadas está na moda, então... por que não? rs
    Pena que o livro parece ser contado aos tropeços, sem muito aprofundamento, acho que em muitos momentos vamos ficar querendo mais, mas a autora não estará disposta a entregar. Ainda assim, estou bem animada com a leitura, já que você disse se tratar de algo rápido e sexy, adoro histórias assim. rs
    Mas estou achando que minha vontade de ter tudo contado com introduções e mínimos detalhes possa diminuir um pouco o brilho do livro. Espero que não seja tão grave, já que, com a sua resenha, Rick, acho que a decepção será menor ou, então, esperada, o que não afetará tanto minha opinião sobre Veneno.
    Então, ansioso para a continuação? :P


    Beijos,

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  23. Gostei da capa,a história pela resenha parece ser mais ou menos,mas eu queria ler pra ver o que eu acho shausha

    ResponderExcluir
  24. A primeira que coloquei meu olhos neste livro não me interessei, mas acabei me deixando levar por algumas páginas e percebi que precisava ler este livro.
    Tenho procurado formas de consegui-lo, e me aprofundar.
    A resenha me ajudou bastante a querer muito mais. Creio que essa falta de esclarecimentos sobre vários personagens vai permitir algo que os Conto de fadas fazem muito bem: Imaginação.
    Apesar de, talvez, ser uma obra para entretenimento creio que será uma leitura, creio, inesquecível.
    Parabéns pela resenha!


    Jônatas Amaral
    Blog Alma Critica

    ResponderExcluir
  25. Só pela bela capa já mexe com o nosso imaginario. E como os contos de fadas são deliciosamente prazerosos de se ler. Pena que a obra, como foi dito na resenha, é voltada apenas ao entretenimento.

    ResponderExcluir
  26. Não preciso dizer como essa capa me seduziu logo de cara, não sou muito fã de contos de fadas , mas por esse ser uma história que transforma conto de fadas , acho que vou adorar , estou super curiosa para ler !

    ResponderExcluir
  27. Que capa é essa Jesusss, tô apaixonada! Preciso desse livro, amei a resenha e a historia, muito perfeito! Adoro esse tipo de temática de livro, ficção e ainda baseado em uma conto de fadas. Estou ansiosa para poder ler, amei sua resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  28. Sério, eu AMO histórias que recriam contos de fadas, e essa capa é DEMAIS, fala sério! Eu não sabia sobre o que falava o livro, mas sempre via ele, agora que sei, estou mais ansiosa ainda para ler. Sempre adorei contos de fadas, estou super ansiosa.

    ResponderExcluir
  29. Achei esse livro o máximo. A história é bem diferente do que já vimos e ouvimos. E isso me deixou bastante curiosa a respeito. Ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  30. Eu gosto bastante das releituras de contos de fadas porque acho muito bacana ter uma visão diferente e mais adulta daquelas histórias que conhecemos desde criança. Pra falar a verdade, nem sabia que Veneno se tratava da história da Branca de Neve, mas achei muito bacana o enredo e na sua resenha você deixou claro que nem tudo é como parece. Fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  31. EU adoooro releitura de contos de fadas!! E essa parece ser uma das mais incríveis!!! Embora você tenha achado ela uma leitura longe da perfeição, mas divertido, eu tô super curiosa quanto a esse livro!! essa capa é demais!!! E adorei a autora ter colocado o conto de fadas com uma visão diferente!!! E nossa tô curiosa pra conhecer o príncipe e a Branca de Neve toda cheia de mimos e frescuras!! HAHA!

    Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. tenho muita vontade de ler esse livro, alias a saga toda... achei bem diferente e interessante, mostrar esse lado sombrio dos contos...rsrs

    ResponderExcluir
  33. Desde quando li a primeira resenha desse livro fiquei com vontade de compra-lo justamente por ser totalmente diferente da história original e também porque todas as resenhas que li falam que ele é realmente intrigante e envolvente. Sem contar que a capa é linda né!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  34. Quando li me apaixonei de vez pela série. Foi diferente de tudo que imaginava. Fiquei surpreendida e abismada pela versão dada pela autora. Foi uma das experiências mais sublimes pra mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Eu nunca li nenhum dos livros, mas tenho muito curiosidade em conhecer esta história e sempre vejo ótimas resenhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Sobre a resenha desse livro, o que tenho a dizer que ele é daquele tipo que realmente prende você, preciso lê-lo urgentemente.

    ResponderExcluir
  37. Li essa semana, e sabe aquele livro que você pula do sofá de tão surpreendente? É esse. Eu amei!!

    ResponderExcluir
  38. To muito curiosa a respeito dessa série, eu adoro contos de fadas, sou super fã de finais felizes, daí vem minha curiosidade pra saber qual a história que a autora vai contar, como ela vai trazer de volta a verdade por trás dos contos de fadas que conheci quando criança, porque sei que é tudo totalmente diferente do que estamos acostumados a ouvir e ler. Eu adoro Once Upon A Time, e mesmo sabendo que não são tão parecidas, esse livro me lembra um pouco essa versão dos contos de fadas.

    ResponderExcluir
  39. Acho impossível uma capa mais representativa que essa. Mesmo que não houvesse o menor interesse no enredo, esse é um livro que eu teria apenas pra enfeitar a estante. rs Antes de começar a ler, quando peguei ele, fiquei fascinada com a beleza da capa. A editora Única realmente caprichou em termos estéticos e também na diagramação, tudo muito perfeito. Falando sobre o enredo, eu adorei a proposta da autora. Desde criança, os contos de fadas nos direcionaram a uma ideia um pouco sonhadora, digamos assim. Personagens perfeitos, conflitos e sempre um final feliz. Achei interessante a autora humanizar um pouco mais as personagens, deixando claro que todos nós temos defeitos e motivos para sermos da forma que somos. A personagem que mais me impressionou foi sem dúvidas o príncipe. Ultimamente ando evitando séries, mas a Saga Encantadas é uma que vou ler. Estou ansiosa para ter em mãos o último volume. Só espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir