Editora Valentina adquire últimos livros de O Protetorado da Sombrinha
Após a boa aceitação de O Protetorado da Sombrinha, que recebeu ótimas críticas dos leitores brasileiros, a editora Valentina anunciou que adquiriu os direitos dos últimos três livros da série escrita por Gail Carriger: “Blameless”, “Heartless” e “Timeless”. Ainda sem previsão para publicação, a expectativa é lançar o terceiro livro ainda em 2014 e encerrar a publicação da série no próximo ano.

O Protetorado da Sombrinha narra as aventuras de Alexia Tarabotti, uma sem alma que tem o dom de anular os poderes sobrenaturais de vampiros e lobisomens. Considerada a mais cultuada das séries steampunk, a série já teve publicado no Brasil os livros “Alma?” e “Metamorfose?”.

Aberta as inscrições para nova coletânea da APED Editora
A APED Editora divulgou recentemente o início da seleção de contos para sua nova coletânea: “Socorro, Minha Vida é uma Comédia”. Organizada por Cláudio Quirino e Zélia de Oliveira, a coletânea tem publicação prevista para o próximo mês de março e selecionará textos até o dia 05 de fevereiro. A divulgação dos selecionados será no dia 15 do mesmo mês.

A grande novidade dessa nova coletânea é que entre os trinta contos publicados, a editora selecionará o melhor conto e seu autor será contemplado com a publicação de um livro em formato digital (epub).

Os interessados podem conferir o regulamento completo no site da editora carioca clicando aqui.

Josy Stoque na lista dos mais vendidos da Revista Veja
Poucos meses antes da publicação de seu primeiro livro em inglês, que acontecerá em agosto, a escritora Josy Stoque, autora da Saga Os Qu4tro Elementos, levou os dois primeiros livros de sua série para a lista dos 10 e-books mais vendidos da Revista Veja na última terça-feira (14).

Em comunicado em seu site oficial, a escritora disse que ter os livros “Filho da Terra” e “Marcada a Fogo”, 5º e 6º respectivamente, na lista dos mais vendidos “é uma vitória”. Ainda segundo Josy, que se tornou uma referência da literatura digital no Brasil, “a vitrine da Amazon no Brasil e no mundo todo possibilitou que mais leitores entrassem em contato com minha obra de estreia”. “Agora, mais do que nunca, estou ansiosa por agosto e pela tradução em inglês do volume 1 da série”, completou.

Além dos dois livros, a Saga Os Qu4tro Elementos é composta ainda por “Ilha de Ar” e “Universo de Água”.

Morre poeta argentino ganhador do Prêmio Cervantes
Foto: Reprodução
Ganhador dos principais prêmios literários da América Latina, o poeta argentino Juan Gelman, de 83 anos, morreu na terça-feira (14), na Cidade do México, onde residia ao lado de sua família. Segundo familiares, o poeta morreu vítima da síndrome mielodisplásica.

Considerado um dos mais importantes nomes da poesia de língua espanhola, Gelman nasceu em 03 de maio de 1930 e publicou sua primeira obra aos 26 anos. Ao longo de sua carreira publicou dezenas de livros em poesia e prosa, o que contribuiu para ser condecorado, em 2006, com o Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura de língua espanhola.

Grande lutador contra a impunidade dos ditadores da chamada América Espanhola, Juan Gelman foi obrigado a se exilar na década de 70 e acabou se tornando um ícone político em seu país.

No Brasil, quatro obras do poeta foram publicadas, incluindo a antologia poética “Amor que Serena, Termina?”, publicada pela Editora Record em 2001.

Adaptações literárias em destaque nas principais premiações do cinema
Em importante semana para o cinema mundial, as adaptações de obras literárias se destacaram em duas das mais importantes premiações do cinema. Em evento realizado no último domingo (12) em Beverly Hills, foram entregues os prêmios do Globo de Ouro 2014, considerado uma espécie de prévia do Oscar.

Entre os destaques da premiação em 2014 está o filme 12 Anos de Escravidão, vencedor na categoria Melhor Filme de drama. O filme, do diretor Steve McQueen, é baseado em autobiografia escrita por Solomon Northup e publicada originalmente em 1853. Além disso, o ator Leonardo DiCaprio foi escolhido como Melhor Ator em filme de comédia ou musical por sua atuação em O Lobo de Wall Street, baseado em livro que será publicado em breve pela Editora Planeta. A animação Frozen: Uma Aventura Congelante, adaptação de um conto escrito por Hans Christian Andersen, faturou a estatueta na categoria Melhor Animação.

Na quinta-feira (16), quatro dias após a premiação do Globo de Ouro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2014, que revelará os vencedores no dia 02 de março em Los Angeles. Assim como no Globo de Ouro, os filmes baseados em obras literárias também se destacaram.

Além de 12 Anos de Escravidão, O Lobo de Wall Street e Frozen, que também concorrem ao Oscar, outras quatro adaptações literárias foram indicadas ao prêmio mais importante do cinema mundial: Capitão Phillips, A Menina que Roubava Livros, O Grande Gatsby e O Hobbit: A Desolação de Smaug.

Doce Sonho Alado publicado pelo Clube de Autores
A jovem escritora Sheila Lima Wing, coautora da antologia “Amores Impossíveis”, publicou seu primeiro livro solo, “Doce Sonho Alado”, através da editora Clube de Autores, que trabalha com a venda de livros sob demanda. O livro, primeiro de uma série, está disponível por R$31,00 e é possível realizar o pagamento através de boleto bancário, transferência bancária ou pelo cartão de crédito.

Um crime abala a cidade de Coronel Boaventura: um corpo é encontrado na Biblioteca Municipal (que, aliás, estava trancada pelo lado de dentro), vestido com roupas elegantes e segurando um livro chamado "O Mistério do Caso Boaventura". Espalha-se pela redondeza o boato de que o livro possa estar amaldiçoado pelo fantasma do fundador da cidade. Enquanto isso, Evangeline Maria Ayler – uma garota de onze anos – e sua amiga Hanna Auster passam a estudar num semi-internato particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma. Ambas são garotas simples, moram numa favela, e precisam se desdobrar para se adaptar à nova vida entre os filhos da elite. Evangeline logo descobre que há um mistério envolvido nesse convite a estudar no Instituto: o diretor Último Wing, seu tio de consideração, possui questões mal resolvidas com a mãe da garota, parece ser o tipo de sujeito no qual não se pode depositar confiança. Durante o ano letivo Evangeline tenta resolver vários mistérios, como o caso da morte na biblioteca, um rosto que lhe espia das sombras, um garoto estranho e seu gato peludo; além de vários outros enigmas e questões comuns que fazem parte dos desafios de ser uma pré-adolescente; tudo isso com muita diversão e aventura.
Acesse o site do Clube de Autores para mais informações sobre a venda de “Doce Sonho Alado”.

8 Comentários

  1. Ricardo!
    Todas novidades muito interessantes para quem como nós, gosta do mundo literário.

    Vim agradecer, além da visita feita ao blog, o carinho e a força que suas palavras me deram. Obrigada por me fortificar!!
    Bom final de semana!!
    Luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " Da próxima vez que o seu dia começar a desabar, aqui está o que fazer: Mergulhe na graça de Deus. Sature seu dia em Seu amor. Marine sua mente em Sua misericórdia. Ele quitou suas contas, pagou sua dívida.” (Max Lucado).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela divulgação de mais este momento espetacular na minha carreira, Ricardo. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como te disse, Josy, é sempre um prazer divulgar suas novidades e fico feliz por cada uma de suas conquistas. Como sempre, aproveito para te desejar muito sucesso!
      Abraços,

      Excluir
  3. Muito obrigada por reservar um cantinho para mim aqui no Over Shock, Ricardo! Fiquei extremamente feliz ao ver a postagem!!!

    Beijinhos Alados e um ótimo Domingo ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ricardo.

    É sempre bom ver quantas novidades você traz.
    Não sei se leria o Doce Sonho, mas acredito que se houver oportunidade posso tentar. rs sempre vivendo de tentativas. Gostei de saber as novidades sobre a Josy, porque ela anda arrebentando por ai e vai ser sempre sucesso.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A morte de Juan Gelman foi uma grande perda, conheci um pouco de sua obra, ela verdadeiramente vale a pena ser lida, estudada e apreciada.

    Falando um pouco sobre o Globo de Ouro e Oscar: São duas premiações que são grandes celebrações do cinema, mas para mim eu acredito que estas premiações também valorizam muito a obra literária. Ou seja, os filmes adaptados para o cinema, sempre tem seus filmes lançados e sempre bastante divulgados, fazendo assim um aumento no acervo literário em muitas países. Tiro isso pelo ano passado: Argo, Lincoln, O Lado Bom da Vida, foram 3 exemplos de best-sellers, a partir dos filmes. Foi a partir do terceiro filme citado, que conheci um dos meus escritores favoritos Mattew Quick, isso para mim é excelente.
    Literatura e cinema: Artes tão brilhantes e que amo.

    Tudo muito interessante!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pensei que a Valentina tinha comprado a série inteira do "Protetorado". Mas que bom que ela acabou adquirindo o restante da saga. Super curioso pra começar a ler.
    Pelo jeito, as adaptações estão dominando o mundo do cinema, hein?!?! Alguns já levaram o Globo de Ouro, será que levam o Oscar?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nardonio, ainda não assisti nenhum dos indicados, mas já fico na torcida pelas adaptações. Elas costumam ser tão criticadas, então acho que um prêmio como esse pode continuar mudando essa "realidade", assim como começou a mudar no ano passado.
      Vamos ver e torcer, né?

      Abraços,

      Excluir