Quando o escritor paulista Maurício Gomyde lançou a terceira edição do livro “O Mundo de Vidro”, em 2011, e começou a se dedicar definitivamente a literatura, já se sabia que o sucesso era questão de tempo. Além da inquestionável qualidade de seu trabalho literário, Maurício também sempre se destacou pelo carisma e a atenção que dedicava aos leitores, por isso é natural que agora seja recompensado com a assinatura de um contrato por uma grande editora.

O contrato assinado com a editora Novo Conceito, uma das dez maiores do país, colocou Maurício Gomyde ao lado de outros escritores que representam bem a nova geração da literatura brasileira e que têm seus livros publicados pelo selo Novas Páginas, dedicado especialmente a literatura nacional. Assim como Tammy Luciano, Felipe Colbert, Marina Carvalho e tantos outros, Maurício passa a ter uma visibilidade maior e a importante missão de estimular a formação de novos talentos.

Após lançar quatro livros de forma independente, sendo o responsável por todo o trabalho editorial exigido para a publicação e divulgação de uma obra, o escritor lança no mês de julho o livro “A Máquina de Contar Histórias”, que segundo ele marca o início de um novo ciclo.

Ao ser entrevistado pelo blog Over Shock, Maurício Gomyde disse estar “empolgado e ao mesmo tempo apreensivo” com o início desse ciclo, já que anteriormente todas as decisões eram tomadas sozinho. “Nesta nova fase, muitas dessas decisões são da editora e preciso respeitar seus prazos e formas de divulgação”, explicou ele ao comentar sobre as ações de marketing realizadas pela editora nas lojas, algo que não tinha com seus trabalhos anteriores.

O escritor ainda comentou sobre o caminho que percorreu até chegar a uma grande editora, passando primeiro pelo trabalho independente e só então conquistando seu espaço no competitivo mercado editorial. Apesar de representar os escritores que alcançaram sucesso através dessa trajetória, Maurício não acredita que há uma fórmula, já que muitos escritores também conseguem o mesmo através do envio de originais para editoras.

Apesar de todas as mudanças naturais em sua carreira a partir de agora, Maurício Gomyde não pretende mudar sua forma de escrever ou o público-alvo de seus livros. “Sei que a exposição será maior, e isso pode me trazer os leitores que, antes, eu não conseguia alcançar”. “Estou esperançoso quanto a chegar a este enorme público que ainda não conhece meu trabalho”.

Além disso, o autor de “A Máquina de Contar Histórias” explicou que o processo de escrita do novo trabalho foi semelhante ao dos livros anteriores, já que tinha escrito 80% do livro quando foi contratado pela Novo Conceito. As mudanças no texto também foram poucas, o que faz o autor considerar esse como um bom casamento. “Eles têm a visão de mercado que, no independente, é difícil acompanhar”, conta.

“A Máquina de Contar Histórias”, segundo o próprio autor, é um livro indicado para quem gosta de livros. “Como a personagem principal é um escritor, acabo falando muito de literatura na trama”, explica ao mesmo tempo em que ressalta que esse possui a mesma pegada dos livros anteriores: “tem romance, um pouco de humor e sempre uma lição boa a ser tirada”.

Para encerrar, Maurício Gomyde revelou já estar escrevendo sua próxima obra, mas que suas ambições são relacionadas a cada trabalho. “Não fico pensando no futuro. O importante é que “A Máquina de Contar Histórias” vá bem, que a turma compre a ideia da história, que se emocione, que sinta vontade de divulgar para os amigos e recomendar a leitura”. “Espero que o livro tenha o reconhecimento que acho que ele merece”, finaliza.

4 Comentários

  1. oi ^^
    Que notícia boa, acho que ele merece! Lembro no começo que ele estava distribuindo seu primeiro livro para todos aqueles que colocassem como desejados no skoob. Ele também fez parcerias, sempre foi muito atencioso e destribuia seu trabalho em e-book para os blogs que quisessem divulgar. Com certeza é um novo começo, e apesar de ser diferente sei que ele apenas terá mais visibilidade já que esse editora é maravilhosa tmb ;)
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo,

    Essa é uma das minhas próximas leituras, gosto demais da escrita do autor e tenho certeza que vou gostar desse também...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricardo,
    Como você pôde acompanhar na minha resenha, eu infelizmente não tive uma boa experiência com esse livro específico do Maurício. Mas admiro demais o trabalho dele e me emocionei com O Rosto que Precede o Sonho e Ainda não Te Disse Nada. Fiquei muito feliz pela parceria com a Novo Conceito, é uma editora experiente e cheia de gás, que incentiva muito os autores nacionais. Espero gostar mais do próximo título de Gomyde.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ricardo!
    Como já disse em outro post aqui no blog, tenho muita vontade de ler algo do Maurício Gomyde, pois sempre que vejo algo sobre ele por aí isso se resume a elogios ao trabalho do autor.
    Gostei de saber da parceria dele com a Novo Conceito, gosto muito dos títulos da editora, minha estante é recheada deles.

    ResponderExcluir