Toques para Mulheres, Edson Rossatto, 1ª edição, São Paulo-SP:
Giz Editorial, 2012, 144 páginas.
Skoob: Clique Aqui.

Entender uma mulher é uma missão quase impossível, mas como ela é o bem mais precioso da vida de um homem, nos esforçamos para compreendê-la e conseguir estar ao lado de quem nos faz sorrir pelo simples fato de sorrir. Apesar disso, não tenho dúvidas de que uma mulher também busca entender a visão que os homens têm do universo feminino. Essa é a proposta de Toques para Mulheres – ou se preferir simplesmente TPM.

Nesse livro, Edson Rossatto usa do seu conhecido bom-humor para mostrar que sua visão do universo feminino é muito abrangente. E esse fato é explicado quando sabemos que Rossatto passou a vida cercado por mulheres (seja em casa ou na faculdade, onde era o único homem em uma sala repleta de mulheres) e por isso conheceu, ou ao menos tentou conhecer, tudo o que se passa na cabeça delas.

As crônicas em Toques para Mulheres são divertidíssimas e, mesmo sendo um livro indicado “apenas para lactantes”, homens também podem se divertir quando, lendo as palavras do autor, perceberem que não são os únicos a ter determinado tipo de opinião. Sendo assim, Rossatto consegue levar o leitor à gargalhada ao usar de ironias e metáforas para comentar sobre os variados assuntos do universo feminino.

Mas o grande diferencial do livro não é apenas o bom-humor ou a maneira como um homem trata o misterioso mundo das mulheres. Ao escrever, Rossatto comenta sobre assuntos considerados polêmicos, como a divisão da conta em um encontro, e ainda quebra determinados tabus ao falar do sexo de forma tão livre, por exemplo.

O livro se inicia já com uma crônica interessante, “A Comível e a Namorável”, porém são outras três crônicas que se destacam, cada uma à sua maneira: “Fim (Até que Se Comece Outro...)”, que segundo o autor possui spoilers da vida real; “A Conta, Por Favor!”, que trata dos cuidados que um homem também tem antes de um encontro; e “Vai ser injusta só porque são injustos com você?”, crônica onde o autor fala da injustiça sofrida pelas mulheres, mas também da maneira como elas podem ser injustas – usando, claro, de muitas comparações

Crônicas com outras propostas, ou seja, sem tentar entender as mulheres, também merecem ser citadas, como “Seios maternos são mais ternos do que seios femininos?”. Nessa crônica, Rossatto usa de exemplos reais para comentar sobre a forma como a sociedade vê uma mulher que amamenta seu bebê em público. Para ele, nesse caso o bom senso deve prevalecer, já que “o que incomoda não é O QUE se faz, mas COMO se faz”.

Quem acompanha o trabalho de Edson Rossatto (o cara de camisa vinho na capa) sabe que esse é um antigo projeto que se iniciou em um blog – um blog de muito sucesso por sinal. Toques Para Mulheres reúne as já conhecidas crônicas do blog, com algumas alterações que foram possíveis devido aos comentários dos leitores. Então, se você é mulher e quer entender como nós homens vemos esse universo (que não vivemos sem) ou você homem quer ver até que ponto compartilha a mesma ideia do autor, esse é um livro recomendadíssimo. Um livro para poucas horas, porém com gargalhadas garantidas!

“E se você, pseudofeminista, vier de novo com essa conversa de que o homem deve pagar a conta porque a mulher gasta muito se arrumando para ele, então te convido para jantar. Vou vestindo meu paletó Pierre Cardin, calçando meu Louis Vuitton, exalando o Nº 1 da Clive Christian, não sem antes passar para cortar o cabelo e fazer minhas unhas no Jacques Janine. Além de você ter de pagar a conta, vai ter de me voltar quinhentos paus de troco!” (pág. 49).

4 Comentários

  1. Eu adorava acompanhar os textos do Edson pelo blog dele, lembro que ri muito lendo e muitas vezes concordava com o ponto de vista dele.
    Acho que todos os textos que ele produz tem um quê diferente e, sendo assim, ele inova em muitos aspectos. Eu adorei a resenha, Rick, com certeza fez com que eu me arrependesse de não ter comprado o livro no ano passado, durante o LeP. hahaha Com certeza, se tiver esse ano lá à venda, eu irei comprar! Assim como outras produções dele, como o Cem Toques Cravados que eu tive a oportunidade de ler no ano passado.
    São textos super legais, divertidos e rápidos de ler. Dá para devorar um livro desses rapidinho e ficar relendo quantas vezes quiser.
    Sem dúvida é um autor no qual sempre estarei de olho! ;)

    Beijos,

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê, você não poderia ter deixado de comprar esse livro, principalmente por já conhecer o trabalho do Rossatto e ter consciência de que suas crônicas são divertidas! Espero que você conserte isso no próximo LeP, porque posso garantir que vale a pena ter essa edição tão especial - mesmo que seja apenas para conhecer nossa visão sobre vocês mulheres, que são fundamentais para a nossa existência. :P

      Beijos,

      Excluir
  2. Olá Ricardo,

    Não conhecia o livro mas pela sua resenha parece bem divertido e interessante, boa dica....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito divertido!
    À primeira vista eu não tinha percebido que o título formava "tpm", achei um toque muito inteligente hahaha
    Ah, e vou atrás do blog do autor, se rendeu um livro é porque é muito bom!

    ResponderExcluir