O escritor paulistano Davi Paiva, graduado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul, lançará no próximo dia 09 de agosto cinco novas antologias literárias. Os livros serão publicados pela Andross Editora e o lançamento ocorrerá oficialmente durante a quarta edição do evento Livros em Pauta, que marca também o aniversário de dez anos da editora fundada por Edson Rossatto.

Responsável por duas colunas no blog Over Shock, Davi concedeu uma entrevista com exclusividade e comentou um pouco sobre a sua carreira literária, que começou com a publicação de quatro antologias simultâneas. Davi considera essa publicação inicial como uma experiência marcante, já que passou a ter um reconhecimento virtual e isso contribuiu também para sua vida de professor. “Mostrar para um aluno de periferia que você pode publicar um livro foi uma coisa impressionante para eles”, contou.

Questionado se a publicação em antologias é a melhor maneira de se iniciar no mercado editorial, Davi Pavi disse que sim e exemplificou afirmando que um escritor precisa dar passos curtos, principalmente se ele tem dificuldade em vender o baixo número de livros a que um coautor tem direito em uma antologia.

Após todas as experiências anteriores, em agosto o escritor publica nos livros “Horas Sombrias”, “Amor nas Entrelinhas”, “Utopia”, “Xeque-Mate” e “Ponto Reverso”, se tornando, ao menos em sua contagem, o autor que mais publicou em livros pela Andross Editora. Segundo ele, essa marca é “uma enorme responsabilidade”. “Representa muita coisa. Representa que no caso eu tenho um trabalho muito vasto, uma diversidade, e também as pessoas esperam que eu publique sempre”, completou.

Um dos trabalhos mais especiais de Davi Paiva em suas novas antologias é o conto “Entrevistando um Ídolo”, publicado em “Ponto Reverso – Contos sobre Realidades Alternativas”, que tem a organização de Alfer Medeiros. Com uma narrativa rápida e empolgante, o conto tem como tema E se Ayrton Senna não tivesse morrido? e narra um encontro surpreendente, em agosto de 2013, de um jornalista com Senna, um dos maiores ídolos do esporte nacional e grande ídolo do próprio autor.

Davi Paiva conta que a oportunidade de escrever sobre esse tema surgiu durante uma reunião, via Skype, com o editor Edson Rossatto e a escritora Lara Luft, que também tem participação na obra. Os dois disseram que Davi deveria escrever sobre o tema e o processo de escrita durou dois meses de pesquisa, leitura e revisão. “Esse trabalho ficou excelente”, afirma o escritor.

Já em “Amor nas Entrelinhas - Contos de amor em forma de cartas”, antologia organizada por Leandro Schulai, Davi reescreve um conto publicado por Lara Luft na antologia “Corações Entrelaçados”, lançada no início de 2012. “A Lara contou uma história sobre uma garota, que se apaixona por um cara, e eles mantem um namoro à distância pela internet. Eu contei essa mesma história, só que do ponto de vista do cara”, explica o autor ao comentar sobre o conto que possui um desfecho muito interessante.

Além disso, Davi Paiva comentou sobre sua expectativa em relação ao evento em que acontecerá o lançamento de suas novas antologias. “Acredito que não vou poder tirar foto com todas as pessoas, acredito que não vou poder pegar autógrafo de todas as pessoas”, “mas espero que eu seja bem feliz nesse evento, espero que eu possa compartilhar muita coisa que eu produzi com o pessoal”, encerrou.

O evento Livros em Pauta acontece no próximo dia 09 de agosto, em São Paulo, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), localizada entre as estações Metrô Vila Mariana e Ana Rosa. Clique aqui para mais informações sobre o evento.

2 Comentários

  1. Grande Davi! Desta vez não participei de nenhuma antologia da Andross, mas fico feliz em ver os colegas tendo seus contos publicados!
    PS: O evento deve ser muito bacana! Não tive a oportunidade de participar ano passado e nem vou poder ir à edição deste ano. Ah, se eu morasse em São Paulo... Ia aproveitar!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ben, seria ótimo participar de uma nova antologia ao seu lado, mas tenho certeza que teremos novas oportunidades. :)
      Sobre o evento, participei apenas uma vez do evento nesse formato, mas é de fato muito bacana. Quando você tiver a oportunidade de participar tenho certeza que vai gostar.
      Abraços!

      Excluir