Foto: Reprodução/Divulgação
Começa nessa quinta-feira, 07, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, o 3º Festival do Livro Espírita. Organizado pelo Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus”, o festival segue até a manhã do próximo domingo e visa divulgar a Doutrina Espírita através de palestras, apresentações musicais e venda de livros.

Em sua terceira edição, o Festival do Livro Espírita comemora os 150 anos da publicação do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, escrito pelo francês Allan Kardec. O livro é considerado uma das obras básicas do espiritismo e apresenta aos leitores explicações sobre diversas questões religiosas e éticas pregadas pela Doutrina Espírita.

Ary Oswaldo, um dos responsáveis pela organização do festival, disse em entrevista exclusiva que a nova edição do evento, que no ano anterior aconteceu entre 27 de julho e 04 de agosto, tem como tema “Cristianismo, Espiritismo e Atualidade”. Segundo Ary, “cristianismo por causa da figura de Jesus”, “espiritismo, que é a religião que a gente professa” e “atualidade pela comemoração (publicação de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”) e pelos cem anos do nascimento de José Herculano Pires”, explica.

A abertura do evento será nessa quinta-feira, na Associação Espírita Vicente de Paulo, a partir das 20h, com uma solenidade que terá a participação da Banda Amigos para Sempre e o Coral Cativar. Já na sexta-feira, Ângelo Domingues Neto ministra a palestra “História do Espiritismo na Região”, no mesmo horário e local.

A grande atração do festival será Heloisa Pires, filha de Herculano Pires, que comandará a palestra “Herculano Pires, discípulo de Jesus e de Kardec”, comentando sobre a vida e obra de um dos importantes divulgadores da Doutrina Espírita no Brasil e que foi responsável pela tradução de inúmeras obras de Allan Kardec. A palestra de Heloisa será no próximo sábado, 09, na Escola Estadual Cardeal Leme, às 20h.

Paralelamente as palestra, o Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus” realiza também a Feira do Livro Espírita, que acontecerá na Praça da Independência, nos dias 08 e 09 de agosto, das 10h às 22h, e no dia 10 de agosto, das 09 às 12h. Segundo Ary, “a expectativa é que a Feira do Livro seja bem frequentada, porque o local já favorece e é passagem de um grande número de pessoas”. Ele acredita ainda que isso também pode acontecer por ser a terceira edição e porque a divulgação foi maior do que nos anos anteriores.

O Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus” está localizado na Rua Rafael Oricchio Neto, 890 – Vila São Pedro, em Espírito Santo do Pinhal-SP.

Futuros projetos do Grupo “Irmão Flácus”
Aproveitando a divulgação do 3º Festival do Livro Espírita, Ary Oswaldo comentou também sobre os projetos do Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus” para os próximos meses de 2014. Como entidade filantrópica, o grupo participará da divulgação e venda de ingressos para a gravação do CD e DVD do tenor Allan Vilches, que acontecerá no dia 14 de setembro, em duas sessões. “A renda será destinada a entidades filantrópicas que participarem da venda de ingressos”, comenta Ary.

Contando com atividades teatrais no chamado “Teatro Flácus”, o grupo apresentou, no dia 27 de julho, a peça infantil “O Rapto das Cebolinhas”, de Maria Claro Machado, e volta a se apresentar no próximo dia 11 de outubro com a peça “A Raposa e as Uvas”, de Guilherme Figueiredo.

Além disso, receberá ainda a cantora Paula Zamp, com apresentação marcada para o dia 22 de novembro. Todas as atividades serão no Theatro Avenida de Espírito Santo do Pinhal.

Deixe um comentário