Grumpy Cat: Um Livro Azedo, Grumpy Cat, tradução de Candice Soldatelli e Bruno Mattos, 1ª edição, Caxias do Sul-RS: Belas-Letras, 2014, 96 páginas.
Skoob: Clique Aqui.

Se a expressão mal-humorada do gato da capa não fosse suficiente para auto explicar a temática da obra, a frase encontrada na própria capa teria essa capacidade. Talvez poucas pessoas busquem algo do tipo, mas se alguém precisa de dicas para ficar de mal com o mundo, a busca chegou ao fim com Grumpy Cat: Um Livro Azedo.

Grumpy Cat já é um grande fenômeno da internet e, com suas frases de efeito, mostra como ser feliz não está com nada. Mostra também que não é preciso que sua personalidade seja azeda para você levar uma vida dessa forma; basta se atentar às regras e dicas que ele tem para passar, querendo sempre impedir que você se divirta. Mas, por mais que o gato diga que se divertir é horrível, é impossível isso não acontecer conhecendo-o.
Ainda que seja uma leitura que exige poucos minutos para ser concluída, não é fácil dizer com exatidão qual a intenção da obra, se não a própria diversão do leitor. Talvez os otimistas nem consigam perceber, mas os pessimistas, mal-humorados e impacientes têm grandes chances de se identificar com esse gato tão incomum. Esqueça a fofura ou as atrapalhadas que os gatos costumam se meter, porque o máximo que pode acontecer é você receber um presente... Na caixa de areia!

A intenção de Grumpy Cat, um livro sem narrativa e em uma edição totalmente colorida de capa dura, pode até não ser exatamente a encontrada, ou seja, pode ter como objetivo mostrar que não se deve levar a vida como o gato, mas não dá para se esquecer também que é uma obra de humor. Sendo assim, é natural gargalhar com as tirinhas, jogos, legendas em fotos e frases nada felizes destinadas aos humanos – que Grumpy Cat gosta tanto quanto café. Ele odeia café!

3 Comentários

  1. Oi Rick,
    Li esse livro em poucos minutos e me diverti bastante tentando imaginar um gato tão mal-humorado... há muitas pessoas assim... ameih.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rick.

    O meu chegou ontem e estou super curiosa.
    Adorei sua resenha e tenho certeza que vou me divertir muito.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo,

    Não conhecia o livro, mas pelo visto parece bem diferente e divertido....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir