Foto: Reprodução/Facebook
No início de 2012, quando Samanta Holtz publicou “O Pássaro”, seu primeiro trabalho literário, ela surgia como uma aposta. Em pouquíssimo tempo, o reconhecimento de sua obra de estreia mostrou que a escritora não era apenas uma aposta. Já era uma grande realidade.

Pouco mais de dois anos depois, muitas coisas mudaram na carreira literária da paulista de Pôrto Feliz, a começar por sua segunda publicação. Se o livro de estreia foi publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, “Quero Ser Beth Levitt” saiu, em 2013, pelo selo principal da Novo Século e Samanta Holtz se tornou uma das principais autoras da editora.

Os dois últimos anos foram especiais para ela e o mesmo pode se dizer de 2014, ano em que relançou “O Pássaro”, em uma nova e belíssima edição, e publicou o seu terceiro romance, intitulado “Renascer de um Outono”. “Cada um é especial à sua forma, mas Renascer tem toda uma história pessoal por trás de sonhos, lutas e superações”, revela a autora.

O novo lançamento de Samanta Holtz ocorreu enquanto ela celebrava a conquista do Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher, entregue em São Paulo no dia 20 de agosto. O prêmio, que condecorou quatorze mulheres que atuam em diferentes áreas no Estado de São Paulo, teve Samanta como indicada ao título de “Escritora Humanitária”. Segundo ela, a sua indicação faz com que “sinta que o mundo está entendendo a mensagem que quero transmitir”.

A escritora disse que esse reconhecimento a deixa honrada porque ser escritora “é fazer a diferença no mundo”. “É tocar corações, emocionar, inspirar boas mudanças. É visitar escolas, especialmente as mais carentes, e ver o brilho nos olhos dos alunos quando você os leva a acreditar que, sim, cada um deles pode e vai realizar os sonhos que carregam”.

Ao ser questionada se a força de suas personagens está ligada a conquista, a escritora afirma que sim, pois “são elas que fazem a ponte entre meu coração e o coração dos leitores”. A nova responsável por essa ponte é a personagem Anna, protagonista de “Renascer de um Outono”.

“Anna é uma garota que vive o momento que muitas jovens enfrentam aos dezoito anos: decidir o que cursar na faculdade, o rumo que dará à vida, assumir novas responsabilidades. E ela vive esse momento delicado recuperando-se da perda recente da mãe, o que a levou a se isolar da família em uma cidade distante”. “É nessa cidade que Anna acabará reencontrando John, o rapaz por quem era apaixonada desde a infância”, conta a autora ao comentar sobre o enredo de seu novo livro, escrito ainda em sua adolescência.

O fato de ter sido escrito na adolescência influenciou a autora a fazer profundas mudanças no original. Samanta revela que após a ideia ser aprovada pela editora, “tinha certeza de que havia muito a mexer e melhorar”, mas “não sabia que seria tanto”, brinca. A escritora conta que mais do que um processo de revisão, aconteceu um processo de reescrita: “cortei cenas inteiras, acrescentei outras, inseri elementos novos, modernizei a história”.

“Renascer de um Outono” possui inclusive uma nota ao leitor, onde a escritora conta que a história possui “um pouco da Samanta de ontem e a de hoje”. “A de ontem nas ideias - pois mantive a linha central da história intacta, bem como as cidades fictícias - e a de hoje nas técnicas, narrativa, texto, elementos”, explica.

Ed. Novo Século - 2014
Além de apresentar ao leitor o amadurecimento de Samanta, “Renascer de um Outono” tem chamado a atenção por ser sua primeira história em primeira pessoa. Mais do que levar o leitor a sentir as mesmas emoções da protagonista, a autora declara o seu desejo de mostrar que devemos viver “cada dia intensamente, cada momento e cada pessoa, pois cada instante é único e irreversível”. “Apesar das dificuldades e de as coisas nem sempre serem como queremos ou esperamos, às vezes é preciso nos reinventarmos, encontrarmos forças onde só havia espaço para lágrimas e aprendermos a renascer em nós mesmos”.

O lançamento oficial do terceiro romance de Samanta aconteceu durante a última Bienal do Livro de São Paulo, que a autora classifica como “um sonho”, a começar pela presença das meninas de seu fã-clube e pelas pessoas que levaram os seus livros para serem autografados. A autora brinca que passou dez horas autografando sem parar, no dia 23 de agosto, que entrou e saiu “do estande da editora sem sequer conseguir ir ver onde meus livros estavam”.

Com o fim da Bienal, a autora começa a se programar para divulgar “Renascer de um Outono” em diversas cidades, como Sorocaba (em 18 de outubro, na Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi Esplanada) e Porto Alegre, onde participará da Feira do Livro de POA. A autora tem planos de visitar também Itu, Vitória, Rio de Janeiro e cidades do Nordeste.

Mesmo enquanto realiza sessões de autógrafos, a autora trabalha em seu novo romance, que tem semelhanças com os demais que já lançou. Ela também irá apresentar à editora outros trabalhos que “seguem uma linha ligeiramente diferente”. “Se chegarmos à conclusão de que é um bom momento da carreira para apostarmos neles, vou adorar!”, encerra.

5 Comentários

  1. Oi Ricardo, tudo bem? O livro da Samanta parece ser muito bom, eu li a sinopse dele e fiquei super interessada pela história, gosto muito de livros desse gênero e a capa está linda!
    Parabéns para a autora pelo prêmio e também pelo lançamento do seu terceiro livro! Muito sucesso para ela :).

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a autora, pelo lançamento de seu livro e pelo prêmio recebido! Ainda não li nada da Samanta, mas já ouvi falarem muito bem de suas obras... e é tão bom ver autores nacionais tendo mais destaque no universo literário! \o/
    Bjus,
    Paty Algayer - Loucuras da Paty

    ResponderExcluir
  3. oi ^^
    Eu ainda não li nada da autora, mas já ouvi muitas coisas positivas sobre O pássaro. Não conhecia sua segunda publicação, mas tenho lido muita coisa a respeito desse novo livro dela Renascer de um Outono, como acompanho a editora nas redes sociais já tinha lido um pouco sobre o livro e fiquei interessada! Sempre bom dar destaque aos autores nacionais :3

    tem postagem nova no blog! te espero la!
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Querido Ricardo,

    Adorei o post!!! Muito obrigada pelo convite à entrevista e por contar aqui minhas novidades :)
    Aliás, obrigada por sempre apoiar meu trabalho, desde o começo!

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, muito feliz por seu reconhecimento e por sua simpatia de sempre. Um prazer enorme estar ao seu lado em todas as suas conquistas.

      Abraços!

      Excluir