O poeta alagoano Elton SDL lança no próximo dia 17, em Arapiraca-AL, a sua segunda coletânea de poemas. “Sintoma do Mundo”, sucessor do livro “Mentalmorfose”, será publicado pela Editora Penalux e apresentará ao leitor o amadurecimento de Elton como pessoa e escritor. Isso é o que garante o próprio autor, que revelou em entrevista que os novos poemas “são mais maduros, ainda que isso signifique que eles são mais duros e sombrios, muitas das vezes”.

“Sintoma do Mundo” chega ao mercado pouco mais de dois anos após o lançamento do primeiro livro do autor, que desde então participou também de várias antologias literárias. O autor diz que a principal mudança do mercado desde a sua primeira publicação foi o aumento de autores publicando poemas. “Esse fenômeno ocorreu junto com o surgimento de novas editoras independentes e pequenas editoras em geral”, explica.

A importância dessas editoras, para Elton, se deve ao fato de que “os gigantes do mercado prezam pelas publicações em prosa – ou de poetas já consagrados”, enquanto “as pequenas e médias editoras abrem um espaço muito grande para os poetas”. Também para ele, isso resulta na impressão “de haver pouca gente nova fazendo poesia”, o que considera como uma “inverdade”. “O que faltava era mais espaço e visibilidade para os novos poetas”.

Ao dizer que para sua carreira a nova publicação é gratificante no sentido literário e existencial, o poeta garante que continuar escrevendo e publicando é continuar se expressando. “Comungar ideias com o leitor, manter um diálogo com o mundo, isso é muito importante para mim”, diz.

Elton SDL elogia também o trabalho da Editora Penalux em todos os segmentos, especialmente com a arte da capa, que surgiu após conversas com João Lemos, um dos representantes da editora. O poeta conta que descreveu o que queria transmitir com o título e o conteúdo da obra e que João apresentou algumas artes. “Dentre elas, uma gravura medieval chamada “Wound Man”, atribuída a Hans von Gersdorff. Assim que vi a gravura, pensei: ‘É isso! É exatamente isso que estou procurando!’”.

“Quero que cada leitor e cada leitura possa ter sua própria visão sobre o livro. Mas... muitos poemas falam sobre as dores, amores, alegrias e angústias que nos atingem muitas vezes, como armas afiadas. Amor e dor podem ter a mesma intensidade, a alegria e a tristeza podem recair sobre nós com bastante força”. “Essa é uma das ideias por trás da capa e do título. Um homem mártir, condenado a sentir todas as dores que o mundo impõe, mas que ao mesmo tempo é desafiado constantemente a resistir”, conclui Elton SDL.

A diferença no processo de publicação do novo livro também foi destacada pelo poeta, que garantiu ter sido tudo diferente. “Desde a fase de compilação dos poemas até o momento em que o livro foi para a gráfica”. O autor elogiou novamente o trabalho da Penalux ao dizer que ela “não trata seu trabalho como apenas mais uma obra a ser publicada na agenda de trabalhos, mas sim como o resultado genuíno de um modo singular de pensar e sentir”.

Para encerrar, Elton SDL disse estar empolgado com o evento de lançamento de “Sintoma do Mundo”, que acontecerá durante a Grande Feira de Livros da Livraria Adapter, uma livraria de destaque no interior de Alagoas “por promover acesso e difusão em termos de arte, cultura e leitura, através da promoção de eventos, incentivando não apenas o público a consumir mais literatura, mas também cedendo espaço para os produtores de literatura”.

“Além do lançamento do meu livro”, conta o autor, “o evento promoverá palestras, apresentações musicais com bandas locais e livros a preços acessíveis para toda a população”. “Espero receber muitos leitores e amantes da poesia”, encerra.

Lançamento de “Sintoma do Mundo”
Data: 17 de outubro de 2014
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Livraria Adapter (Rua Lúcio Roberto, 82, Centro - Arapiraca/Alagoas).
Preço: R$27,00 (valor exclusivo de lançamento).

3 Comentários

  1. Parece ser um excelente livro. Leria, com certeza. Gosto bastante de poesias.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  2. Que ele tenha sucesso no seu livro, parece ser bom, pena que não gosto muito de poesias.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, não conhecia a obra e nem o autor. Parabéns, espero poder conferir esses novos poemas dele.
    Beijocas,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir