Ricardo Ragazzo assina contrato com a editora Planeta
Após publicar seus dois primeiros romances pela editora Novo Século, o escritor paulista Ricardo Ragazzo assinou contrato com a editora Planeta. Através de suas redes sociais, o autor dos livros “72 Horas para Morrer” e “A Garota das Cicatrizes de Fogo” prometeu muitas surpresas para o próximo ano. Ragazzo ainda agradeceu seus leitores: “obrigado a todos vocês que torcem por mim e por meus livros”, disse.

Livros de Gisele Souza serão publicados pela editora Charme
Na mesma semana em que anunciou o seu desligamento da editora MODO, responsável pela publicação de seu primeiro livro impresso, a autora Gisele Souza confirmou que agora faz parte do grupo de escritoras da editora Charme. A primeira publicação de Gisele por sua nova editora será o livro “Pecaminoso”, previsto para 2015. A editora Charme publicará ainda os livros “Inspiração” e “Impulso”, dois grandes sucessos da Amazon e que fazem parte da série Inspiração.

Evaldo Cabral de Mello é o sucessor de João Ubaldo Ribeiro na ABL
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu na tarde dessa quinta-feira, 23, o sucessor do escritor João Ubaldo Ribeiro, que faleceu no último dia 18 de julho. Em uma eleição com apenas um candidato, Evaldo Cabral de Mello conquistou 36 votos e se tornou o novo membro da cadeira 34. Fundada por João Manuel Pereira da Silva, a cadeira já foi ocupada também por, entre outros, o Barão do Rio Branco e Carlos Castelo Branco.
Evaldo Cabral de Mello nasceu no Recife em 1936 e é considerado por muitos o maior historiador do país. Irmão do poeta João Cabral de Melo Neto (1920-1999), Evaldo é especialista em história regional e escreveu vários estudos sobre o domínio holandês em Pernambuco durante o século XVII. Entre seus principais livros estão “Olinda Restaurada” (1975), “O Negócio do Brasil” (1998) e “Nassau: Governador do Brasil Holandês” (2006).
Além do historiador pernambucano, a ABL elegeu no último dia 10 o poeta Ferreira Gullar para substituir Ivan Junqueira. Na próxima quinta-feira, 30, a instituição com sede no Rio de Janeiro deve realizar a votação para escolher o substituto de Ariano Suassuna.

Autor de “Quase Acaso” lança novo livro pela editora Novo Século
O escritor André Tressoldi, autor dos livros “Quase Acaso” e “Suicídios em Bom Jesus”, lançou recentemente, pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século, o livro “Lua, Lobos e Cerrado”.
Segundo o autor, seu novo livro tem como grande diferencial a narrativa em primeira pessoa, “as novas perspectivas à lenda do lobisomem e que a história se passa num importante bioma brasileiro, o cerrado”. “Acredito também haver diversos ingredientes que contribuíram para uma história de muita aventura, suspense e romance”, explicou.
“Lua, Lobos e Cerrado”, para André Tressoldi, é um livro para entretenimento, diferente dos seus romances anteriores, em que “retratava questionamentos críticos e denunciadores de uma realidade da sociedade”. O autor vai mais além e define o novo livro como “uma leitura descompromissada com a realidade”.
Já em sua terceira publicação, André não encontra mudanças no mercado editorial e conta que, em visita à Bienal do Livro de São Paulo, percebeu que “as grandes editoras e muitos leitores voltam sua atenção a escritores estrangeiros” e que essa concorrência é desleal. Entre alternativas para se mudar essa realidade, o autor acredita ser “preciso se criar uma lei de incentivo à produção, venda e divulgação da literatura nacional, para que muitos escritores com bom potencial possam crescer e aparecer”.
O novo livro de André Tressoldi está disponível nas principais livrarias do país.
DO MESMO AUTOR DO ROMANCE QUASE ACASO
Josber é encarregado de auxiliar um grupo de estudiosos pelos diversificados caminhos do ambiente mato-grossense. No entanto, algo que parecia ser uma lenda regional começa a interferir nos dias, ou melhor, nas noites dos pesquisadores, tornando a previsível pesquisa em uma inesperada aventura.
Confrontados com essa nova realidade, terão de enfrentar várias criaturas, e a mais presente delas: os lobisomens.
Mesmo em meio ao desespero, surge a paixão entre Josber e Tiacha, uma fabulosa guardiã, que se revelará como uma questão a mais no conflito entre o humano e o sobrenatural, selando o destino de todos.

II Semana Edgard Cavalheiro recebe o escritor infanto-juvenil Pedro Bandeira
Desde a sua fundação, a Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro” se preocupa em difundir o nome do biógrafo pinhalense Edgard Cavalheiro, além de incentivar os mais diversos segmentos artísticos, dando uma atenção especial às crianças e adolescentes de Espírito Santo do Pinhal. Pensando na importância de atrair os mais jovens, a instituição realiza em 2014 a II Semana Edgard Cavalheiro e tem a participação de um importante nome da literatura infanto-juvenil.
Organizada através de uma parceria com o UniPinhal, a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, a Associação Amigos do Theatro Avenida (AATA), a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e a Abaçaí, o evento acontece entre os dias 25 outubro e 1º novembro.
Ao longo dos sete dias do evento, que acontecerá gratuitamente no Theatro Avenida de Espírito Santo do Pinhal, o público pinhalense e de toda a região terá a oportunidade de conferir atividades musicais, teatrais e literárias. Além disso, dois dias serão dedicados especialmente à Educação, com palestras direcionadas aos professores e outros profissionais da área.
A autora Paula Fábrio, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro “Desnorteio” (Ed. Patuá), participará do evento ao lado do escritor e crítico literário Moacir Amâncio. Durante a Semana Edgard Cavalheiro acontecerá também o lançamento dos livros “Amor nas Entrelinhas”, “Crônicas e Pesquisas: Edgard Cavalheiro Escreveu” e “Definições da Vida”.
A grande atração do evento será o escritor infanto-juvenil Pedro Bandeira, autor de mais de cem obras, incluindo os livros que fazem parte da série Os Karas, iniciada em 1984 com “A Droga da Obediência” (Ed. Moderna). O escritor, ganhador do Prêmio Jabuti em 1986, é um dos mais importantes representantes da literatura brasileira na atualidade e está lançando o livro “A Droga da Amizade” (Ed. Moderna), sexto volume de sua mais famosa série. Pedro Bandeira participa de um bate-papo, sessão de autógrafos e palestra no dia 01 de novembro, encerrando a II Semana Edgard Cavalheiro.
Clique aqui e confira a programação completa da II Semana Edgard Cavalheiro através do blog da Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro".

Um Comentário

  1. Pelo jeito teremos coisas boas vindas por aí. Geralmente essas mudanças de "casas" dos autores dão um gás a mais à eles. Vamos ver o que eles nos reservam, né?!?!
    Muito legal saber que mais um pernambucano foi eleito para a ABL.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir