Título: Lendas do Futebol: Vol. 1
Autor: L. A. Nunes
Gênero: Biografia
Publicação: 06 de março de 2014
Widbook: Clique Aqui
Este livro eleva o futebol ao pleno equilíbrio entre a paixão e o ser. Mitos, heróis, ídolos, lendas. Mas acima de tudo homens comuns com sentimentos e delírios. De forma sintética, esta obra tenta demonstrar homens cujos feitos os elevaram ao status de heróis. Volume I de uma série.
Quem não sonhou ser um jogador de futebol? A pergunta da canção “Partida de Futebol”, do Skank, pode explicar o motivo de Lendas do Futebol: Vol. 1 ter despertado a atenção de um leitor que, como tantos outros garotos espalhados pelo país, no passado também sonhou em ser um jogador de futebol.

Mais do que o desejo de seguir os passos de ídolos, esse leitor cresceu buscando conhecer a história de um esporte apaixonante, por isso Lendas do Futebol se mostrou uma ótima opção de leitura. Publicado por L. A. Nunes através do Widbook, a obra reúne uma série de biografias dos mais importantes nomes do futebol mundial.

Com uma estrutura que contribui para uma leitura rápida e agradável, nem por isso com poucos detalhes, o autor nos apresenta relatos sobre figuras eternizadas na história do esporte. Figuras de várias partes do mundo, que ao menos os mais aficionados conhecem ou ouviram falar, ou seja, até os mais jovens sabem o motivo de serem tão importantes para o esporte capaz de dar alegrias e tristezas com apenas alguns toques em uma bola.

Ao todo são onze biografias e claro que algumas se destacam, seja pelas peculiaridades do biografado ou simplesmente por sua importância. Como exemplo dá para citar Arthur Friedenreich, o primeiro craque do futebol brasileiro. Diferente dos craques da atualidade, Friedenreich não se tornou um ícone popular, no entanto é considerado o pai do futebol brasileiro — por sua habilidade, diga-se de passagem — e, mesmo 45 anos após a sua morte, continua sendo o maior artilheiro da história com mais de 1300 gols.

Se infelizmente Friedenreich encerrou sua carreira no início da era profissional, em meados da década de 30, e por isso é quase desconhecido, outro craque brasileiro também tem sua vida em destaque. Para alguns Mané Garrincha é o maior jogador de todos os tempos, mas ele também fez história longe dos gramados, por isso sua biografia é uma das mais agradáveis de conhecer. Afinal, poucos foram do anonimato ao estrelato e, por fim, ao desfecho derradeiro com tamanha facilidade.

No mais, Lendas do Futebol apresenta um grande número de jogadores estrangeiros. Entre esses, o emblemático Carlos Valderrama tem seu merecido destaque, afinal, se trata do principal nome do futebol colombiano e, mais do que um simples jogador, conseguiu com seu talento mudar a realidade de um país mercado pelo tráfico de drogas e não pelo futebol.

No entanto, a mais interessante biografia é a de Sir Matt Busby. Apesar de até então não conhecê-lo, sua história foi no mínimo tocante. Ídolo do Manchester United, Busby sobreviveu a um acidente de avião que o obrigou a reconstruir o time antes de conquistar a Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões) em 1968. A volta por cima do biografado pode servir como grande exemplo a todos.

Conhecer as histórias em Lendas do Futebol é mais do que apenas conhecer as pessoas retratadas. No fim, o livro apresenta um pouco da história do futebol mundial e, consequentemente, as mudanças causadas no mundo através de um esporte popular e extremamente apaixonante. Por essas e outras que muitos sonham em ser um jogador de futebol.


“Um gênero futebolístico que envolvia alegria, movimento e bamboleio, mas não menos eficaz e genial. Gerado por um casal incomum, o primeiro craque nacional. Charles Miller trouxe para o país um esporte chamado futebol. Nasceu com Fried o futebol brasileiro” (pág. 57).

4 Comentários

  1. Ter uma família apaixonada por esportes pode ter contribuído, um pouquinho, pra também entrar na onda dos adoradores do futebol arte! E, aí, ver um livro que homenageia e ao mesmo tempo informa é mega bacana! Sem contar que saber a história por trás de tantos nomes e momentos marcantes é pra lá de interessante! Uma boa dica pra presentear alguém nesse final de ano!

    Abraços, Emily - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Ricardo!!! Apesar de Futebol não ser a minha praia, achei super bacana a premissa do livro! O legal é que além de conhecer a história de grandes nomes desse esporte, nós ainda podemos ver de perto as dificuldade, o inicio de carreira que não é fácil pra ninguém e é claro aprender com a história de vida de cada um deles!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A verdade é que o tema retratado no livro não me interessa de fato, não sou a maior fã ou entendedora de futebol e nem me interesso pelo assunto. Mas parece que existem, de fato, histórias tocantes reunidas nessa obra.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de leitura que me atraia, mas sei que meu esposo com certeza ia amar ter um exemplar desse em casa =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir