Desde que ganhou sua versão em português, a plataforma de escrita e leitura de e-Books Widbook, criada por brasileiros e sucesso em vários países, ganhou uma série de novidades visando proporcionar uma experiência única aos seus usuários. Cada novidade consolida a plataforma como a de melhor qualidade do gênero, em especial por sempre tratar com atenção os escritores iniciantes que querem apenas divulgar seus trabalhos.

O Widbook inicia o ano de 2015 com as mais ousadas mudanças desde a sua chegada ao Brasil, sendo todas elas criadas a partir do surgimento de uma Conta Premium que possibilita vantagens interessantes à parte dos usuários.

O Over Shock teve a oportunidade de testar as novidades tão logo foram disponíveis aos usuários e, vendo-as como um escritor com textos publicados, fica claro que, para quem acessa a plataforma apenas para a leitura de e-Books, elas podem não ser tão atrativas, no entanto os escritores certamente tem muito que aproveitar.

Conta Premium
A Conta Premium pode ser adquirida por apenas R$7,99/mês ou através de um pacote anual com desconto de 10%. A princípio a plataforma dá ainda a oportunidade de testar por 30 dias, tempo mais do que suficiente para convencer os escritores que querem fazer sucesso com seus textos.

O que pode não ser bem recebido é o fato de todas as movimentações monetárias serem através do PayPal, um sistema de pagamentos com suas vantagens e também grandes desvantagens, como a necessidade de cadastrar um cartão de crédito ou débito. Outras formas de pagamento seriam um grande diferencial.

Já ao ativar a Conta Premium, o usuário tem como principais vantagens a possibilidade de conferir estatísticas completas sobre seus e-Books publicados e também vendê-los em diversos países, sendo que essa não é a única forma de arrecadar dinheiro.

Estatísticas
Se o usuário com uma conta básica possui uma limitação nas estatísticas, o usuário Premium pode ver números completos e isso facilita para que ele conheça o perfil de seus leitores. Por exemplo: agora é possível visualizar o número de leituras e curtidas, bem como o tempo de leitura e o número de coleções em que a obra foi incluída. A origem dos leitores, o número de leitores por capítulo e quem está lendo também pode ser conferido de forma completa.

Venda de e-Books
No entanto, entre as novidades, é bem verdade que as estatísticas não representam um motivo plausível para adquirir a Conta Premium, diferente da nova possibilidade de vender e-Books em diversos países. A necessidade de a obra possuir um ISBN (International Standard Book Number), apesar de obrigar o usuário a registrar seu trabalho antes da venda, também o permite ter uma segurança maior ao enfim comercializar um livro.

A princípio só é possível vender os e-Books através do Kobo, mas as opções devem aumentar em breve. Quando isso acontecer, a experiência do usuário do Widbook se tornará ainda melhor. Visto que no Brasil a Amazon conquista um grande número de adeptos a cada dia, quando a empresa norte-americana também estiver disponível será uma ótima opção para os escritores que querem monetizar seus trabalhos, publicando-os de modo simples e rápido.

Doações
Caso esse não seja um plano do usuário, o que pode acontecer por uma série de motivos, o Widbook possui agora uma nova forma de o escritor ganhar dinheiro. Todos os livros, publicados por um usuário Premium ou não, podem receber doações de seus leitores, o que acaba se tornando um grande incentivo à criação literária.

Todos os usuários podem contribuir com suas obras favoritas, em Real ou Dólar, no entanto mais uma vez é necessária a criação de uma conta no PayPal para finalizar sua contribuição. Independente desse pequeno detalhe, a doação é o que de melhor aconteceu no Widbook para o início do ano.




Conclusão: aos escritores uma ótima escolha
Se de um lado as novidades não atingem aqueles usuários que se cadastram apenas para leitura, o que seria interessante se mudasse em um futuro próximo, por outro fica claro que o Widbook se preocupa em valorizar seus escritores e proporcionar a eles, em sua maioria iniciantes, um começo de carreira ideal no competitivo mercado editorial.

Com um preço irrisório e as vantagens aos escritores, adquirir uma Conta Premium pode ser ótima escolha. Em especial se pensarmos que outras novidades podem surgir a qualquer momento.

10 Comentários

  1. oi
    Eu confesso que eu nunca tinha escutado dessa plataforma. Achei interessante para escritores, fiquei até pensando se não entrava, mas não tenho nenhum trabalho extenso pronto e ando tão sem tempo para escrever. Um dos meus objetivos de ano novo foi voltar a escrever meu livro, mas até o momento n tive tempo p isso :( preciso me organizar melhor...
    bacana a dica, gostei da sua opinião sincera sobre os planos

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la
    abraços
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dudi.
      Aconselho você a entrar na plataforma e publicar seus textos, mesmo que não tenha nenhum trabalho extenso. Acho que seria até uma forma de incentivo para você voltar a escrever o seu livro, visto que o feedback dos leitores é motivador, né? :D

      Abraços,

      Excluir
  2. Bem legal, vou ver se acesso o site e vejo como funciona na prática. Nunca tinha ouvido falar, mas se indicou deve ser dez.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ri! Tudo bem?
    Hm, então essa é a postagem que você comentou comigo. Hm.
    Bom, bem como você disse, a novidade não chama tanto a atenção dos leitores, mas para os escritores tá na cara que é muito, muito interessante. Essa mudança ampla na questão das estatísticas deve realmente facilitar bastante a vida de um escritor que possui a conta premiun.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo!
    Não conhecia esse site. Bem legal!
    Eu ainda estou me aventurando um pouco nesse mundo de publicações online. Gostei bastante do site, mas nem tenho nada pronto que possa publicar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo, tudo certo?
    Cara, eu não conhecia esse site, mas achei super bacana para novos escritores, porém o que dificulta, pelo menos ao meu ver, é o fato de só aceitarem Paypal :(
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo,

    Eu não conhecia o site, mas achei bem legal, principalmente aos aspirantes a escritores, muito válido...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente não consigo gostar do Paypal, realmente, nunca usei a MoiP, mas devia ser uma alternativa também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Rogério, deveria ter outra alternativa. Não conheço o MoiP, mas provavelmente seria uma ótima opção.

      Excluir
  8. Estou escrevendo no Widbook o livro Universos Secretos.
    https://www.widbook.com/ebook/universos-secretos
    Toda vez que tento a Conta Premium dá o seguinte erro: Oops! Ocorreu um erro com o seu pagamento. E o contato da plataforma não funciona.

    ResponderExcluir