Título: Um Estranho no Linho
Autor: Verônica Cocucci Inamonico
Gênero: Contos
Publicação: 19 de fevereiro de 2015
Widbook: Clique Aqui.
Ao acordar no dia do seu casamento, Alexandra leva um susto ao perceber que passou a noite ao lado de outro homem. Alguém que a fará repensar sobre a escolha que está prestes a fazer.
Será que suas madrinhas serão capazes de pensar em uma saída?
Não dá para negar que, como amigos, sentimos a responsabilidade de incentivar as pessoas importantes de nossas vidas. No caso da grande amiga Verônica Cocucci Inamonico, administradora do blog Only the Strong Survive, o talento sempre me encantou a ponto de incentivá-la a se aproveitar disso para iniciar uma carreira literária que seria de grande sucesso.

Felizmente os primeiros passos foram dados. Após escrever o melhor e mais surpreendente conto da antologia Amor nas Entrelinhas (2014), Verônica acaba de publicar pelo Widbook o conto Um Estranho no Linho, ressaltando mais uma vez o talento com as palavras que ela demonstra desde as suas criativas fanfics.

No geral, a ideia do novo conto de Verônica é simples e ao mesmo tempo até muito usada, no entanto é a execução que faz desse um conto divertido e inusitado desde os primeiros parágrafos. Tão logo a personagem Alexandra chama suas madrinhas para ajudá-la a sair de uma enrascada, o leitor percebe que a confusão é questão de tempo — ou então de escolha.

Obviamente que a verdadeira amizade entre a protagonista e suas madrinhas resulta em cenas muito bem trabalhadas e principalmente realistas, em especial nas intermináveis perguntas que Alexandra é obrigada a responder ao revelar que passou a véspera de seu casamento com outro homem. Essas perguntas contribuem para o que pode ser considerada uma das grandes qualidades da autora: a construção dos diálogos.

No entanto, a narrativa como um todo é sem dúvida o que torna a leitura agradável, a ponto de a história chegar ao fim sem que o leitor nem ao menos se dê conta. Verônica tem a capacidade de descrever cada mínimo detalhe sem se tornar cansativa ao narrar sua história. Nesse caso em específico, por estarmos no meio de uma provável confusão, a ansiedade trata-se de um fator instigante.

Ao contrário do imaginado, a situação causadora de todo o problema não é simplesmente por acaso e, conforme todos os detalhes são revelados, o desfecho fica cada vez mais óbvio. Isso não prejudica em nada a agradável experiência do que podemos facilmente ver como uma comédia romântica que no futuro pode ser ainda mais explorada pela autora.

Um Estranho no Linho possui a simplicidade de um conto, a delicadeza de uma história de amor e a magia encontrada quando um grupo de amigas se une para qualquer que seja o motivo. Porém, mais do que isso, comprova a certeza que tenho desde a primeira vez em que apreciei uma história de Verônica Cocucci Inamonico. O talento indiscutível dessa jovem autora ainda vai surpreender a todos com suas futuras publicações. Por conhecer esse talento de perto, essa aposta faço sem qualquer receio.

“Bianca, Clara e Diana empoleiraram-se sob o batente, ao lado da noiva, para observar o que de tão grave parecia ter acontecido. Alexandra notou seus queixos caírem praticamente ao mesmo tempo e um riso crescente ir formando-se em seus lábios. Mas sua expressão de aborrecimento fez com que elas se contivessem” (pág. 04).

6 Comentários

  1. Olá Ricardo,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei bem interessante e parece divertido e apesar do detalhe mencionado gostaria de ler....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ricardo!
    Adoro suas opiniões. Sempre são sinceras e claras.
    Não conhecia a autora, mas acredito que iria amar ler este conto. Fiquei interessado e parece ser muito bom. Sem falar que é sempre bom apoiar a literatura nacional.
    Ótima indicação!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, conhecendo um pouco do seu gosto literário tenho certeza que iria gostar do conto da Verônica. Como disse, ela é uma grande escritora e pode te surpreender em muitos aspectos. :D

      Abraços!

      Excluir
  3. Oie
    Fiquei bem interessada em ler o conto, não conhecia a autora! Gosto muito de ler contos e esse parece ser bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nem sei como começar essa comentário, Rick; quando vi que você adiantou a postagem a respeito do primeiro conto que publico de forma independente, não poderia ficar mais feliz e mais honrada. Eu amei cada palavras e amei ainda mais o fato de você ter feito parte de todo o processo de criação do conto, desde a minha ideia original de publicá-lo em uma antologia, até a insistência para não abandoná-lo e publicá-lo diretamente no Widbook, chegando a desenvolver algumas passagens e acrescentar novas cenas que deixaram tudo ainda mais divertido.
    Todos os que leram, tanto o meu conto, quanto a sua crítica, amaram demais os nossos textos e eu só tenho a agradecê-lo por ter contribuído na divulgação dessa minha pequena estreia. Seu apoio e sua ajuda foram fundamentais e fico muito feliz que tenha gostado tanto da história que, a princípio, não passava de um pesadelo que havia tido com as minhas amigas. Consegui transformá-lo em um divertido e romântico sonho, que espero poder tocar muitas pessoas.
    Como já te disse outras vezes, a história pode beirar o clichê, mas acredito que precisamos de clichês de vez em quando na nossa vida e não é por isso que deixarei de criar ideias inovadoras e enredos diferentes. Um bom clichê é sempre bem vindo. rsrs
    Mais uma vez, muito obrigada pela indicação e pela resenha carinhosa e, claro, por todo o apoio desde sempre. Você acreditou em mim e me deu o empurrão que faltava para chegar até aqui. Obrigada, de verdade!
    E, é claro, espero que você encontre muito mais leituras fantásticas no Widbook que garantam seu lugar por aqui, no Over também! ;) Realmente espero também que meus próximos contos mereçam tamanha atenção e dedicação na hora de uma resenha e indicação tão bem feitas como as suas sempre são!
    Sucesso a você, porque você também tem um talento incrível na escrita e na crítica e merece também todo o crédito e holofotes!

    Beijosss,

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei mais de um mês para responder esse comentário, mas isso não significa que ele não me deixou muito feliz, afinal escrever sobre o seu trabalho foi uma das grandes alegrias que essa coluna me proporcionou ao longo desses meses. Além disso, ter participado de todo o processo de criação pode ser visto como um grande privilégio.
      Se você não soube como começar esse comentário, posso dizer o mesmo, especialmente quando fala que as pessoas gostaram da minha crítica. Se ela ajudou as pessoas a conhecerem o seu excepcional trabalho, tenho certeza de que o meu objetivo foi atingido.
      Como sempre digo, e repito incansavelmente, não precisa agradecer pela leitura/indicação/postagem, pois faço isso com toda a alegria de alguém que gosta de estar sempre ao lado de uma grande amiga e apoiá-la em todos os seus projetos, sejam eles profissionais ou não. Esse é o caso com você. ;)
      Mas não posso encerrar esse comentário sem dizer que você deve publicar novos textos no Widbook, o quanto antes, pois seus trabalhos são sempre incríveis e tenho certeza que vai fazer muito sucesso na plataforma. Como sempre, vou ser o seu primeiro leitor e fã nº 1. *-*
      Muito obrigado, mais uma vez, e também desejo muito sucesso a você!

      Beijos!

      Excluir