A cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, recebe a partir do próximo sábado, 25, a décima edição do Festival Literário de Poços de Caldas, único festival literário temático do país. Com o tema “A Literatura como Resgate da Velha Infância”, em sua atual edição o festival tem como objetivo incentivar as crianças a descobrirem o prazer da leitura e como ela pode ser fundamental na formação intelectual de uma pessoa.

O patrono da atual edição é o escritor e cartunista Ziraldo, um artista que soube como poucos conquistar diferentes gerações de fãs e que agora, aos 82 anos, participa de três atividades ainda nos primeiros dias do Flipoços 2015. Além de ser homenageado na noite do dia 26, quando também ministra uma palestra, no dia seguinte Ziraldo participa de dois encontros com crianças, jovens e professores.

Outro nome consagrado de nossa literatura que participa do festival é o escritor Ignácio de Loyola Brandão. Em sua palestra, Loyola fala sobre o livro “Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos” (Ed. Moderna), lançado no segundo semestre de 2014. A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, que também participou do festival em outras edições, dessa vez ministra uma palestra com o tema “Mentes Consumistas”, título de sua obra lançada no último ano.

Entre outros nomes da literatura brasileira, em 2015 o festival conta ainda com a participação dos escritores Santiago Nazarian e Luisa Geisler, que no domingo, 26, participam de um bate-papo mediado por Alessandro Thomé sobre o tema “Êxodo urbano na atual escrita brasileira”. Já o escritor Pedro Gabriel, autor dos livros “Eu Me Chamo Antônio” e “Segundo Eu Me Chamo Antônio”, ministra palestra no último dia do evento.

A literatura juvenil estará representada por uma série de escritoras de sucesso do atual mercado, como Thalita Rebouças, Babi Dewet, Graciela Mayrink, Luciane Rangel, Chris Melo e Janda Montenegro. Além disso, escritores independentes também estarão presentes ao longo dos nove dias do Flipoços, incluindo a autora Lívia Fiedler (“A Guardiã do Fogo”), presente entre os dias 25 e 27 de abril.

Outras expressões artísticas, como o cinema, também fazem parte da programação. Entre outros trabalhos cinematográficos, durante o evento acontece o lançamento do curta-metragem “O Último Homem na Europa”, que conta os dias em que George Orwell passou na Ilha de Jura, na Escócia, escrevendo o livro “1984”, o seu mais importante trabalho literário.

Além de homenagear o estado de Minas Gerais, o evento homenageará também as escritoras Tatiana Belinky (1919-2013) e Lygia Braga Westin Romanelli, além da Livraria Vida Social. O país homenageado será Portugal, representado por Luis Serguilha, José Miguel Ribeiro e José Luis Peixoto.

O Flipoços 2015 acontece no Espaço Cultural da Urca até o próximo dia 03 de maio. A programação completa pode ser conferida através do site oficial do evento clicando aqui.

2 Comentários

  1. Pena ser tão longe daqui! Mas para quem conseguir ir, aproveite!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Achei bem bacana o evento, queria um desses aqui na minha cidade.


    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir