Olá, leitores!
Quem acompanha o blog sabe que não tenho o costume de responder tags, mas nem sempre foi assim (juro!). A verdade é que não me lembro de quando foi a última vez em que respondi uma e isso por uma série de motivos. Mas, depois de ser indicado para tantas, resolvi que passou da hora de finalmente criar vergonha e começar respondendo aos poucos.

Para começar, vou responder a tag indicada pelo Hugo Sales do blog Legado das Palavras. A tag Confissões de um Bibliófilo foi criada pela Karma Kayla e traduzida pela Ines Books. A intenção é responder algumas perguntas bem interessantes sobre hábitos de leitura.

Vamos lá?! ;)

1. Qual é o gênero de literatura que você se mantém longe?
Até o início do ano não saberia como responder a essa pergunta, mas depois da primeira experiência com o new adult, acho que esse gênero pode ser usado tranquilamente. Foi uma leitura tão cansativa e irritante que não faço questão de voltar a ler qualquer título do gênero.

2. Qual é o livro que você tem na estante e tem vergonha de não ter lido?
Essa talvez seja a pergunta mais fácil. Entre tantos livros não lidos, os clássicos são os que causam essa vergonha, especialmente “Dom Casmurro” (não me matem, por favor!) e “O Corcunda de Notre-Dame”. São livros que, de preferência, preciso ler ainda esse ano!

3. Qual é o seu pior hábito enquanto leitor(a)?
Copiando a resposta do Hugo (que por sinal também copiou), o pior hábito é de longe perder a concentração por causa da internet. Mas acho que, por estar acostumado a isso, o ritmo de leitura nem é mais tão prejudicado (eu acho).

4. Você costuma ler a sinopse antes de ler o livro? Lê todos os livros para resenha que são enviados pelos parceiros?
Em alguns casos sim, mas muitas vezes prefiro conhecer apenas a temática da obra, visto que pode ser suficiente para despertar ou não a curiosidade. Sobre os livros de parceiros, recebi tantos livros ao longo dos últimos anos que foi simplesmente impossível resenhar todos, mas a intenção é que isso aconteça um dia, mesmo que seja preciso me focar apenas em livros antigos.

5. Qual é o livro mais caro da sua estante?
Acredito que nenhum livro teve um preço superior ao que podemos considerar comum em nosso país (pelo menos que me lembre), então definitivamente não saberia responder com exatidão. Talvez as coleções se enquadrem na resposta, como, por exemplo, a coleção do Dan Brown — mas não saberia informar o valor.

6. Você compra livros usados/em sebo?
Com certeza! Como não existe nenhum sebo em minha cidade, não posso fazer disso um hábito, mas sempre que possível procuro determinadas obras em sebos online e a experiência acaba sendo sempre muito interessante.

7. Qual é a sua livraria (física) preferida?
Se aqui não tem nenhum sebo, o mesmo pode se dizer de livrarias conhecidas, por isso infelizmente não é uma pergunta que possa responder. Até existe uma papelaria/livraria, porém não tem uma grande variedade e consequentemente não é a minha preferida — quem sabe um dia não monte uma? :P

8. Qual é a sua livraria online preferida?
Essa também é uma pergunta fácil. Durante o tempo em que tive um costume maior de adquirir livros, o Submarino foi a minha primeira opção e felizmente nunca me decepcionou. Ainda hoje, nas minhas raras compras, é por lá que adquiro novos livros.

9. Você tem um orçamento (mensal) para comprar livros?
Pelo grande número de livros na lista de leituras, nem me preocupo com isso. E sei que continuará sendo assim por um bom tempo, afinal estou completamente sem espaço para novos livros. rsrs

10. Quem você “tagueia”?
Jeni Viana, do Doce Sabor dos Livros;
Juliana Kobayashi, do Dudi Kobayashi;
Marco Antônio, do Devorador de Letras;
Rê Souza, do Entre Resenhas;
Vanessa Pereira, do Diário de Incentivo à Leitura;
Verônica C. I., do Only the Strong Survive.

Categorias:

3 Comentários

  1. Oi Ricardo!!
    Para Tudo! Estou de Boca agora, onde vc mora que não existem sebos e livrarias?? Eu morreria neste lugar ahahahahah
    Realmente a internet atrapalha, pq as vezes estamos lendo, ai vai dar uma olhadinha no cel e quando vemos ja se passou 15 minunos, bem assim né? hihihi
    leiam o Dom casmurro, eu li e curti bastante!!

    Adorei suas respostas, e obrigada por me indicar, mas eu ja respondi essa tag no blog, se quiser ver minhas respostas, veja aqui : http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2015/04/tag-confissoes-de-um-bibliofila.html

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nessa.
      Infelizmente essa é a minha triste realidade. haha Acho que se um dia sair daqui não vou querer voltar por esse motivo. :P Aliás, é exatamente isso que acontece com a internet. A minha sorte é que, como disse, já estou acostumado a isso. :x

      Muito obrigado por mostrar o link. Vou conferir suas respostas também. :D

      Beijos,

      Excluir
  2. É eu também tenho esse problema quanto o assunto é resenhar todos os livros que ganho, mas pretendo colocar em dia.
    Submarino é realmente ótimo para compras online, nunca me decepcionou também.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir