Amazon e O Globo organizam concurso literário
Estão abertas as inscrições para o Brasil em Prosa, concurso literário criado após uma parceria entre a Amazon e o jornal O Globo, que conta ainda com o apoio da Samsung. O concurso premiará contos publicados exclusivamente pela plataforma Kindle Direct Publishing (KDP).
Para concorrer, o conto deve ter até seis mil caracteres, ser de autoria exclusiva do participante, além de ser inédito e publicado em português. Cada autor pode inscrever quantos contos quiser, mas apenas um será premiado. O prazo de inscrição vai até o próximo dia 31 de julho.
Os interessados podem acessar o site www.brasilemprosa.com.br para conferir o regulamento completo e os prêmios que serão entregues aos vinte finalistas do concurso.

Nova série da Globo tem textos de Raphael Draccon e Raphael Montes
Os escritores Raphael Draccon (“Dragões de Éter”) e Raphael Montes (“Dias Perfeitos”), dois dos principais representantes da nova geração de escritores brasileiros, fazem parte da produção da nova série da Rede Globo, SuperMax.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, as gravações de SuperMax começam em três semanas. José Alvarenga Júnior, criador da série, é o responsável pela direção geral e o cineasta José Eduardo Belmonte é o segundo diretor, enquanto Marçal Aquino e Fernando Bonassi comandam o time de roteiristas que, além de Draccon e Montes, conta com outros importantes nomes.
Ainda não existe previsão de estreia para SuperMax, thriller de 13 episódios que se passará em um presídio de segurança máxima. A única atriz confirmada até o momento é Mariana Ximenes.

Elton SDL toma posse na Academia Palmeirense de Letras
O jovem poeta alagoano Elton SDL, autor dos livros “Mentalmorfose” e “Sintoma do Mundo”, tomou posse na noite de sexta-feira, 19, como membro e sócio efetivo da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (APALCA), instituição com sede na cidade de Palmeira dos Índios-AL.
Através de suas redes sociais, o escritor de 22 anos declarou que esse é “um passo dos mais significantes no caminho que venho percorrendo desde pequeno, quando tudo começou com nada mais que um sonho”. “O sonho tornou-se necessidade (ou seria o inverso?), virou trabalho; e agora, torno a virar mais uma página nessa história, em meu livro dos dias”, declarou ainda.
Também em suas redes sociais, o escritor agradeceu a instituição, em especial a presidente Isvânia Marques. A partir de agora, Elton SDL passa a ocupar a cadeira nº 03, que tem como patrono Francisco Nunes Brasil.

Editora Melhoramentos lança thriller de Timothée de Fombelle
O novo romance do escritor francês Timothée de Fombelle acaba de ser lançado pela editora Melhoramentos com o status de ser uma das principais apostas da editora.
O thriller histórico “Vango — Entre o Céu e a Terra”, o primeiro de uma história dividida em duas partes, se passa em Paris durante um período conturbado entre as duas grandes guerras. Ao longo do enredo, o autor narra a fuga do protagonista Vango que, além de sobreviver, precisa lutar também para descobrir o motivo de estar sendo perseguido pela polícia e provar a sua própria inocência. A saga promete ainda muitos mistérios, intrigas políticas e aventuras, em situações e lugares improváveis, além da participação de personagens que marcaram a época retratada, como Joseph Stalin e Adolf Hitler.
Timothée de Fombelle nasceu em Paris no início da década de 70 e, antes de publicar seus primeiros trabalhos literários, conquistou importantes prêmios através de peças de teatro. Apenas com o sucesso de seu primeiro livro, “Tobie Lolness”, que o autor passou a se dedicar exclusivamente à escrita de livros para jovens adultos.
O próximo livro da duologia lançada pela Editora Melhoramentos tem como título “Vango — Um Príncipe sem Reino” e deve ser lançado ainda em 2015.
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço.
A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão.
O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel, porém, fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência. A saga traz outros personagens marcados por segredos, como Mademoiselle, a senhora poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos 3 anos, e Hugo Eckener, personagem verídico, comandante do Graf Zeppelin, o grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Algumas personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Felipe Colbert é o novo editor do selo Novas Páginas
O Grupo Editorial Novo Conceito divulgou no último mês de maio que o escritor e coach literário Felipe Colbert, autor do livro “Belleville”, é o novo editor do selo Novas Páginas, selo destinado a obras de autores brasileiros publicadas pela editora paulista. Um dos primeiros trabalhos de Colbert como editor será o novo livro do vlogueiro Christian Figueiredo, ainda sem previsão de lançamento.
Na última Bienal do Livro de São Paulo, Felipe Colbert foi o autor mais vendido no estande da editora Novo Conceito. Antes disso, publicou obras no Brasil e na Europa, além de conquistar importantes prêmios. Trabalha também em projetos sobre aplicação de técnicas internacionais de estruturação de romances.
Além de editor, Colbert publicará também seu novo livro durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro.

Escritora portuguesa vence o Prêmio Camões 2015
O Ministério da Cultura anunciou na última quarta-feira, 17, o resultado do Prêmio Camões 2015, a mais importante premiação da literatura em língua portuguesa. A escritora portuguesa Hélia Correia, de 66 anos, foi escolhida, por unanimidade, e vai receber a quantia de 100 mil euros.
Criado pelos governos de Brasil e Portugal em 1988, o Prêmio Camões reconheceu ao longo dos anos nomes como Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Saramago, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar e Mia Couto. Além do Prêmio Camões, a escritora Hélia Correia já foi reconhecida com os prêmios Vergílio Ferreira, Camilo Castelo Branco, entre outros.
Nascida em Lisboa, em 1949, Hélia Correia é formada em filologia pela Faculdade de Letras de Lisboa e é considerada uma das principais representantes da chamada geração de 80. Iniciou sua carreira literária em 1981 com o livro “O Separar das Águas”. Ao longo dos anos seguintes, escreveu romances, poemas e peças de teatro. Entre suas principais obras estão os livros “Soma” e “A Casa Eterna”.
A escritora Hélia Correia é a 11ª representante da literatura de Portugal a ser condecorada com a premiação. Ela é a sucessora do ensaísta brasileiro Alberto da Costa e Silva, reconhecido com o Prêmio Camões em 30 de maio de 2014.

3 Comentários

  1. Olá Ricardo!
    Eu já estava sabendo desse concurso da Globo com a Amazon, até me animei de participar, só preciso ter uma ideia para um conto.
    E parabéns a Hélia por ter ganho o Prêmio Camões. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi\
    Eu gostei de saber dessa série e com certeza vou querer assistir. O livro vango parece ser legal já vi bastante divulgação dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo,

    Muito bom saber o sucesso dos autores nacionais e essa série acho que promete...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir