Mário Prata Entrevista Uns Brasileiros, Mário Prata, ilustrações de Lézio Junior, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Record, 2015, 248 páginas.
Skoob: Clique Aqui.

Mário Prata é um autor que dispensa apresentações. Como um dos nomes mais importantes de nossa literatura, ele já escreveu textos dos mais variados gêneros e não seria exagero dizer que conquistou o mesmo sucesso em todos eles. Embora soubesse disso tudo antes de iniciar a leitura de Mário Prata Entrevista Uns Brasileiros, não passou por minha cabeça que esse se tornaria um dos melhores livros do ano até o momento.

Para os fãs de crônicas humorísticas, o novo trabalho do escritor é um prato cheio, porém ele se torna ainda mais especial ao levarmos em consideração a forma como Mário abordou a história de nosso país, através de entrevistas com algumas das mais importantes personalidades que já passaram por nossas terras, como Castro Alves, Tiradentes, Rui Barbosa, Padre Anchieta, entre outros. Através de um estilo irreverente, ele conseguiu tornar mais prazerosa a volta ao passado e o resultado disso é a união perfeita entre humor e história — pelo menos para quem gosta do tema.

As entrevistas publicadas na obra tiveram origem em 2013 na revista Brasileiros, sendo que a primeira delas foi com Pedro Álvares Cabral. Essa entrevista, que também abre o recém-lançado livro, já revela que a ideia principal não é simplesmente explorar assuntos que todos estão cansados de saber, mas se aprofundar em cada mínimo detalhe que pode ser encontrado no íntimo dos entrevistados, transformando cada entrevista em uma verdadeira caixinha de surpresas.

Para isso, não são deixadas de lado as principais polêmicas, nem mesmo os segredos que por vezes são ignorados nos livros de história. É exatamente onde tudo se torna mais especial para aqueles que, assim como eu, apreciam a história do nosso país como um todo. Afinal, cada entrevista tem o poder de revelar um pouco sobre o Brasil e ainda apresentar, com humor e uma qualidade indiscutível, personagens enigmáticos e alguns muito polêmicos.

Destacar uma única entrevista seria, além de uma missão impossível, uma grande injustiça com todas as demais. É bem verdade que uma ou outra personagem acaba se destacando — como D. Pedro I e Dom Casmurro —, enquanto outras quase passam despercebidas, contudo, no geral, cada entrevista tem algo de muito especial e a maestria de Mário Prata, na condução das perguntas e na própria escolha das palavras, apenas contribuiu para um resultado final que tanto me agradou.

Poderia encontrar ainda mais motivos para elogiar Mário Prata Entrevista uns Brasileiros, que além de textos incríveis conta também com ótimas caricaturas que engrandecem essa tão agradável edição, mas basta resumir dizendo que é um livro para ser lido e relido infinitas vezes. Se não pelo humor afiado que me levou à gargalhadas, simplesmente por uma originalidade sem igual que pode ser definida com apenas uma palavra: incrível!

Afinal, não é todo dia que encontramos certas pessoas para uma divertida e inesquecível conversa.

“A moça tenta me seduzir, pegar o dinheiro da prefeitura, empurrando a velha que acena pela avenida. E eu não teria entrevista alguma. Não quero a Mariana respondendo pela avó. E também não quero inventar uma entrevista, logo com a Xica da Silva. Mas a Mariana é muito gostosa, meu Deus. Estou numa encruzilhada” (Xica Dá, Xica Dá, Xica Dá, Xica Dá Silva — pág. 102).

3 Comentários

  1. Olá Ricardo, tudo bem?
    Realmente história e humor é uma união perfeita. Sempre me interessei pela história do nosso país e estou sempre em busca de livros que possam relatar isso. O livro entrou para minha lista de livros mais desejados rsrs.

    Beijos,
    Paula Santos-http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!
    Livros de crônicas me chamam bastante atenção. Mas o autor realmente foi genial na ideia, personagens do país sendo entrevistados e dando mais detalhes da história do Brasil? Adorei isso! Com certeza é um prato cheio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Adoro livros de crônicas ou contos. E este tem uma premissa bem diferente, fiquei com vontade de ler.

    Super beijo
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2015/07/maratona-literaria-24h.html

    ResponderExcluir