Ao longo dos meses de julho e agosto, pelo menos duas das mais aguardadas adaptações literárias do ano chegaram aos cinemas brasileiros. Se em julho aconteceu a estreia de Cidades de Papel, novo filme baseado em uma obra de sucesso do escritor John Green, agosto foi o mês de estreia da animação francesa O Pequeno Príncipe, baseado no livro homônimo de Antoine de Saint-Exupéry que narra a história que é considerada como a mais amada de todos os tempos.

Título: Expresso do Amanhã
País: Coreia do Sul, EUA, França e Rep. Tcheca
Estreia: 27 de agosto
Baseado: Le Transperceneige, de Jean-Marc Rochette e Jacques Loeb
Sinopse:
Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.






Título: O Pequeno Príncipe
País: França
Estreia: 20 de agosto de 2015
Baseado: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Sinopse:
Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.
Título: Cidades de Papel
País: EUA
Estreia: 09 de julho de 2015
Baseado: Cidade de Papel, de John Green
Sinopse:
A história é centrada em Quentin Jacobsen (Nat Wolff) e sua enigmática vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman (Cara Delevingne). Ele nutre uma paixão platônica por ela. E não pensa duas vezes quando a menina invade seu quarto propondo que ele participe de um engenhoso plano de vingança. Mas, depois da noite de aventura, Margo desaparece – não sem deixar pistas sobre o seu paradeiro.






Título: O Conto da Princesa Kaguya
País: Japão
Estreia: 16 de julho 2015
Baseado: O Corte do Bambu (conto japonês)
Sinopse:
Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.
Título: Phoenix
País: Alemanha
Estreia: 09 de julho de 2015
Baseado: Le Retour des Cendres, de Hubert Monteilhet.
Sinopse:
Sobrevivente de um campo de concentração nazista, Nelly Lenz (Nina Hoss) ficou desfigurada enquanto esteve presa. Irreconhecível após uma cirurgia de reconstrução, ela vaga pela destruída Berlim à procura de Johnny (Ronald Zehrfeld), seu marido. Ela o encontra trabalhando na boate Phoenix, que permanece em atividade após o término da Segunda Guerra Mundial, mas ele não a reconhece. De olho na herança da esposa, Johnny a chama para participar de um golpe e passa a "transformá-la" em Nelly. Só que, aos poucos, ela descobre que o marido teve uma importante participação em sua prisão.
Título: Samba
País: França
Estreia: 09 de julho de 2015
Baseado: Samba, de Delphine Coulin
Sinopse:
Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país às custas de empregos pequenos. Alice (Charlotte Gainsbourg), por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nessa busca em comum.

5 Comentários

  1. Oi Ric,
    Vejamos... Destes listados, eu estou bem curiosa para assistir Samba (levando em consideração que o ator é o mesmo do filme Intocáveis, que eu simplesmente amo); quero muito ver Cidades de Papel para ver o quão fiel ao livro é, e por último, O Pequeno Príncipe, já que amo desenhos animados e animações *-*
    Quanto aos outros, quem sabe um dia eu acabe não assistindo também! Afinal você sabe o quão viciada em filmes eu sou :P

    Beijos
    Lylu
    Relíquias da Lylu

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei muito interessado em Samba, o trabalho feito em Intocáveis é um dos melhores do cinema.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo!
    Acho que os únicos filme dai que me interessaram foi o do Pequeno Príncipe e O conto da Princesa Kaguya. Nem preciso dizer que amo animação japonesa. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ricardo, tudo bem?
    Já assisti a Cidades de Papel e adorei! Realmente é muito bom, e estou muito ansiosa para ir assistir o pequeno príncipe e Samba pois é dos mesmos criadores de Intocáveis e contém o mesmo ator que eu adoro!
    Beijos,

    Paula Santos- http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo,

    Todos parecem ótimos, difícil falar o que mais me despertou curiosidade, aguardarei as resenhas....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir