Como todos sabem, a editora Biruta tem uma preocupação muito grande com a infância, fase mais importante da vida de uma pessoa, especialmente com o processo de aprendizagem de uma criança. Os últimos lançamentos da editora, pelo selo principal e também pela editora Gaivota, comprovam mais uma vez essa preocupação, visto que são dedicados especialmente aos pequenos que estão começando a se apaixonar pelos livros.

Um dos destaques entre esses lançamentos é o livro Gigante pouco a pouco. Escrito pelo espanhol Pablo Albo, e com ilustrações de Aitana Carrasco, o livro foi selecionado na lista de White Ravens — uma seleção anual feita pela Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique — e trata, entre outras coisas, as diferenças entre as pessoas.

Título: Confusões de Dona Ana X Confusões de Seu José
ISBN: 978-85-64816-61-9
Autor: Lidia Izecson
Páginas: 32
Sinopse:
Dona Ana é uma mulher muito acelerada e sempre faz duas coisas por vez. Mas um dia se cansou dessa vida agitada e decidiu visitar o mágico da cidade. Depois de muita fumaça, virou uma pessoa mais tranquila – e também bastante atrapalhada. Com Seu José, as coisas também acontecem de um jeito peculiar. Faz suas compras semanais no supermercado, mas não gosta de economizar. Na hora de pagar a conta, tira o dinheiro da careca ou da sola do pé. Vai à academia, mas odeia se exercitar. As histórias acabam por se cruzar quando os dois se esbarram na farmácia e não conseguem mais se largar.
Nessa história divertida e nada convencional, os personagens passeiam por cenários coloridos, cheios de movimento, expressões, cores e sabores. Permite trabalhar temas como: cotidiano, convivência social, diferenças e a chegada do amor.
As ilustrações contribuem para a atmosfera alegre do livro, destacando as formas e cores de cada elemento.
Título: Gigante pouco a pouco
ISBN: 978-85-7848-155-1
Autor: Lidia Izecson
Páginas: 32
Sinopse:
Até os sete anos, Manuel era um menino como todos os outros: ia para a escola, tinha dois olhos e uma boca. No entanto, havia algo nele que o tornava diferente: seus pais eram gigantes. E, sem que ele esperasse, também começou a crescer e crescer, até que já não cabia mais na sala de aula. O menino receou que seus colegas de classe ficassem assustados e se afastassem dele, mas, ao contrário, os amigos mantiveram-se ao seu lado, ajudando-o a mostrar ao mundo que suas diferenças não o tornavam menos legal.
De maneira lúdica e original, Gigante pouco a pouco, de Pablo Albo, constrói uma reflexão sobre as diferenças e como é possível enxergá-las, principalmente por crianças. O leitor é convidado a se proteger do sol forte na sombra de Manuel e brincar de balanço em seus fios de cabelo. Assim, as diferenças acabam se transformando em vínculo de amizade e companheirismo.
As ilustrações de Aitana Carrasco são muito coloridas e divertidas, harmonizando o texto e os cenários e tornando a leitura fluida e agradável.
O livro, publicado originalmente na Espanha, foi selecionado para a lista de White Ravens – uma seleção anual feita pela Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, na Alemanha, que reúne as publicações mais proeminentes de diversos países.
Título: O Ipê a Sonhar
ISBN: 978-85-64816-46-6
Autor: Madza Ednir
Páginas: 32
Sinopse:
O ipê, chamado Pepê, dormia e sonhava, quando sua amiga Vivi, a bem-te-vi, pousou em seus galhos, trouxe pauzinhos, montou um ninho e cantou bem alto para que o ipê acordasse. De repente, apareceu a pipa Assanhada, que, toda atrapalhada, se enroscou no ninho de Vivi e nas flores amarelas de Pepê. O susto foi tão grande que Vivi botou um ovinho! Para aumentar a confusão, um vento cheio de rebolado levou o ninho e o ovo de Vivi para bem longe. E agora, será que Vivi vai recuperá-los? E Pepê, vai continuar dormindo?
Em seu primeiro livro infantil, Madza Ednir trabalha com diversos personagens que são trazidos à história de maneira acumulativa, convidando os pequenos leitores a memorizarem cada aparição da trama. Os nomes são divertidos e, somados às ilustrações coloridas e de fácil interpretação, abrem caminho ao universo lúdico.
A leitura poética combina temas como a criatividade, o contato com a natureza e o mundo dos sonhos.

2 Comentários

  1. Olá Ricardo!
    Que legais os lançamentos. O que mais me interessou foi o Gigante pouco a pouco. Eu amo livros infantis. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo,

    Gostei demais dos lançamentos, todos me agradaram e já anotei os nomes, aguardarei as resenhas...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir