L’Amour: 12 oz, Luciano Salles, 1ª Edição, São Paulo-SP:
Editora Mino, 2014, 64 páginas.
Skoob: Clique aqui.

Para Luciano Salles o amor é um grande enigma, um grande quebra-cabeças misterioso que cabe ao leitor desvendar. Na sua nova HQ autoral cabe ao leitor se debruçar sobre as belas e misteriosas páginas para argutamente decifrar as relações intrincadas que existem entre as personagens, ou mesmo criar subjetivamente essas relações como método de suprir lacunas propositalmente dispostas em um roteiro que versa sobre o tempo, o amor e a morte.

Para Luciano Salles o tempo tem peso: 12 oz. Oz é a sigla pra onça, uma onça (abreviada: oz, da antiga palavra italiana onza, agora escrita oncia) é uma unidade de medida de massa, sendo que 12 onças equivalem a 340 gramas. Doze onças é o peso da luva de boxe dos pesos pesados, em um universo onde não há espaço para amadores.

O leitor que busca um entretenimento descompromissado pode ir até a banca mais próxima e comprar o último número de Liga da Justiça, pois essa não é a praia de Luciano. O autor já colocou o leitor para pensar em sua segunda HQ “O Quarto Vivente”. Ler Luciano Salles, Pirica para os amigos de Araraquara, é uma experiência diferente. É preciso pensar e associar, se prender aos detalhes para montar uma história linear à partir de fragmentos não lineares.

O que mais salta aos olhos na arte do álbum é a influência no traço do autor do francês Jean Giraud, mais conhecido por seu pseudônimo Moébius. Já a narrativa leva ao extremo a técnica de Jorge Luis Borges de criar uma narrativa com base na visão de diferentes personagens.

Se o álbum anterior e independente era eminentemente solo, neste álbum há a colaboração de Marcelo Maiolo como colorista. Marcelo é colorista profissional desde 2005, tem trabalhos publicados pelas editoras norte-americanas de histórias em quadrinhos DC Comics, do grupo Warner Bros, Dark Horse e Dynamite. Maiolo trouxe uma paleta diferente para o trabalho de Salles, o trabalho todo mantém uma estrutura, mas confesso que senti falta de alguns tons bem fortes e coloridos que marcaram “O Quarto Vivente”.

A HQ é a primeira aposta da recém criada editora Mino. A Editora Mino surge no espaço editorial brasileiro com a proposta de publicar quadrinhos autorais que possuam em comum uma personalidade marcante tanto de traço quanto de narrativa.

Se você quiser surpreender sua mente com outras abordagens narrativas e um traço marcante e criativo, acesse o web site do autor (Dimensão Limbo) e encomende sua cópia do álbum. É um belo jab no lugar comum.

“Sempre comento por onde passo que um álbum em quadrinhos somente cumprirá sua função quando o leitor adquirir, ler e de alguma forma, além do entretenimento, alguma coisa ali o instigue. Um detalhe, uma cor, uma linha, uma palavra, algo que seja de certa forma, amável ao olhar do leitor. E defendo bravamente que nunca e jamais devemos subestimar o leitor. É com ele que o ciclo se fecha. E é com ele que deixo a esperança de uma segunda leitura, uma dúvida, um apontamento, uma crítica, ou mesmo, uma leitura de puro entretenimento” - Luciano Salles.

Sobre o Autor
Mauricio R B Campos nasceu em São Paulo, em 1977. Com formação em Administração, trabalha no mercado financeiro. É casado e está radicado em São Carlos (SP) desde 2008.
Publicou contos em diversas antologias, dos mais variados gêneros literários, tanto em formato tradicional quanto e-book, das editoras Komedi, Andross, Aped, Ixtlan, Illuminare, Multifoco, Navras Digital, Babelcube Inc., Darda e Buriti.
Como roteirista participará da antologia de HQ "O Rei de Amarelo em Quadrinhos".
Mantém um Website, uma conta no Twitter, Facebook e mais outras tantas redes sociais que não dá conta de verificar, atualizar, postar e compartilhar.

3 Comentários

  1. Olá Ricardo e Mauricio.
    Nem preciso dizer que adorei a resenha. :3
    Eu sou uma amante de mangás, as vezes perco até as contas de quantos mangás eu leio por ano (e não contabilizo no skoob.).
    Fiquei interessada em saber mais sobre essa HQ, boxe é uma temática bem legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou passando em todos os blogs parceiros para avisar que algumas imagens do DSA não estão funcionando, e isso inclui alguns dos meus banners. Por motivos de segurança, peço que você substitua o banner anterior por algum dos que estão atualmente na aba "Link-me" do DSA, ou a aba "Quero ser um parceiro" do blog dos parceiros.

    Desde já agradeço, desejo sucesso e um bom feriadão!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo, tudo bem?

    Essa é mais uma obra que fico conhecendo aqui, gostei demais da premissa, fiquei com vontade de conhcer e já anotei a dica aqui...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir