Luar de Vampiros, Giulia Moon, 1ª Edição, São Paulo-SP:
Scortecci, 2003, 128 páginas.
Skoob: Clique aqui.

O primeiro conto da antologia é Um tédio de matar, que segundo a autora foi o seu primeiro conto a ser publicado na internet, no grupo em que trocavam contos vários autores, entre eles Martha Argel. Nesse primeiro conto emerge uma personagem que será companheira fiel de Giulia Moon, a vampira novaiorquina Maya. Elegante e dissimulada, ninguém pode resistir aos poderes mentais de Maya. Maya retorna em mais dois contos, Uma Vampira em Nova Iorque, e no penúltimo conto da coletânea, Desejos são rubros, um conto que explora a tensão entre o desejo de se alimentar de seu mordomo Stephen e a necessidade de tê-lo como mordomo e protetor. Uma primeira personagem oriental se introduz no mundo gótico de Giulia Moon, o maléfico vampiro Makoto. Makoto é um vampiro adolescente criado anos atrás por Maya. Um ponto não elucidado nos contos de Maya é sua nacionalidade, afinal ela vive em Nova Iorque mas fala português, dando a entender que ela seria uma vampira brasileira radicada nos Estados Unidos.

O segundo conto da antologia é O Amante Noturno, onde a pequena Camila tem seu contato inesquecível com um ser da noite. O conto é uma visão romântica do mundo dos vampiros, no melhor estilo Anne Rice.

No conto Educação Milenar somos apresentados à criaturas ancestrais, um grupo de vampiros que regem os demais vampiros, chamados Milenares. São nove milenares, criaturas monstruosas e muito poderosas. Ao ler o conto me veio à mente os Volturi de Stephenie Meyer, que também regem os vampiros do universo Twilight. Mas as coincidências param neste ponto.

O conto Gia e seu Alvo nos traz uma história que traz variedade ao livro, pois em seu início imaginamos que estamos diante de um conto policial, até o momento em que criaturas sobrenaturais invadem a trama. O encontro de um licantropo com Gia termina com uma morte sangrenta e a fuga de Gia em busca de um alvo mais inofensivo.

No conto Incompatibilidade de Gênios, Thorius é enganado por Ângela, uma aspirante a vampiro que o usa para conseguir o que mais deseja. Fionna, uma vampira que ele transformara alguns anos antes e com a qual vivera um tórrido romance, não aceitou a separação e preparara uma vingança utilizando os favores da bela Ângela e seus cabelos dourados como ouro. Thorius é capturado e seviciado seguidamente por um longo período. Ângela, ao ser transformada por Fionna, a mata e resgata Thorius. Thorius, ao se ver nos braços suaves e macios da vampira apaixonada, a mata, pois não tem a intenção de cometer o mesmo erro duas vezes.

Sangue de Lúcifer é um conto cujo tema são os vampiros vegetarianos, como ficaram conhecidos os vampiros que não bebem sangue humano. Galvino é um vampiro que funda uma seita de vampiros que bebem sangue de boi (sem trocadilho). A seita parece muito bem-intencionada, mas infelizmente uma vingança pessoal determina o seu fim.

A Dama Branca é uma noveleta de 43 páginas, a cereja do bolo da coletânea. Foi o primeiro conto de vampiros de Giulia Moon, escrito com esmero e dedicação. O conto tem uma tensão muito grande, e depois que se começa é muito difícil de se parar de ler. Um garoto pobre de rua é vendido por Ceccoto, seu patrão, à Leon, que o encaminhou para uma masmorra em um navio. Lá, ele conhece a mulher do título, que suga seu sangue e o tortura todas as noites até que o transforma em vampiro. Ele a mata, mas acaba prisioneiro de Leon.

Sobre o Autor
Mauricio R B Campos nasceu em São Paulo, em 1977. Com formação em Administração, trabalha no mercado financeiro. É casado e está radicado em São Carlos (SP) desde 2008.
Publicou contos em diversas antologias, dos mais variados gêneros literários, tanto em formato tradicional quanto e-book, das editoras Komedi, Andross, Aped, Ixtlan, Illuminare, Multifoco, Navras Digital, Babelcube Inc., Darda e Buriti.
Como roteirista participará da antologia de HQ "O Rei de Amarelo em Quadrinhos".
Mantém um Website, uma conta no Twitter, Facebook e mais outras tantas redes sociais que não dá conta de verificar, atualizar, postar e compartilhar.

4 Comentários

  1. Olá Mauricio!
    Que legal esse livro com vários contos sobre vampiros. É uma criatura mitológica muito boa de ser explorada.
    Eu passei a gostar mais deles depois que tentei jogar o RPG de mesa Vampiro, a máscara, mas a aventura nunca foi pra frente. =( Matei a saudade da minha vampira escrevendo a história.
    Mas achei as premissas dos contos bem legais e fiquei com vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Gosto muito de livros de contos, e este então parece ser perfeito!! Amei a dica.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Mauricio, tudo bom?

    Adorei a resenha! Tenho uma paixão secreta (que agora não é mais secreta) por vampiros, então é de se esperar que logo vou estar com a cara no meio deste livro rsrs.

    Beijos, Paula!

    http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Não conhecia o livro, parece interessante mas não é para o momento...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir