Sem a popularidade de “Romeu e Julieta”, a tragédia “Macbeth” é uma das mais importantes da obra de William Shakespeare e, prova disso, é que entre os meses de novembro e dezembro ganhou duas adaptações cinematográficas que chegaram aos cinemas brasileiros quase simultaneamente.

A Floresta que se Move, uma produção brasileira que tem como protagonistas os atores Gabriel Braga Nunes e Ana Paula Arósio, representa o cinema de nosso país ao apresentar uma versão do clássico shakespeariano que tem como cenário o mundo contemporâneo. O mesmo não acontece com Macbeth: Ambição & Guerra, uma coprodução de EUA, França e Reino Unido que tem Justin Kurzel como o diretor responsável por levar mais uma adaptação de Shakespeare aos cinemas.

Título: A Floresta que se Move
País: Brasil
Estreia: 05 de novembro de 2015
Baseado: “Macbeth”, de William Shakespeare
Sinopse:
Elias (Gabriel Braga Nunes) é um bem sucedido empresário do segundo maior banco do Brasil. Seu destino muda no momento em que ele encontra uma misteriosa flautista que se diz vidente. Ela afirma que, naquele dia, ele se tornará vice-presidente e que, no dia seguinte, o homem seria presidente do banco. Quando ele conta a história para sua esposa, a ambiciosa Clara (Ana Paula Arósio), ela sugere que o casal convide o presidente do banco para jantar em casa naquela noite, para que o marido suba de posição na empresa. Só que o plano arquitetado por Clara culminará em uma série de assassinatos, em uma busca desenfreada por poder.
Título: As Memórias de Marnie
País: Japão
Estreia: 19 de novembro de 2015
Baseado: “As Memórias de Marnie”, Joan G. Robinson
Sinopse:
Anna (Hailee Steinfeld) é uma menina de 12 anos, filha de pais adotivos, sempre muito solitária e não exatamente feliz. Um belo dia, em um castelo numa ilha isolada, ela conhece Marnie (Kiernan Shipka). A menina loira de vestido branco se torna a grande e única amiga de Anna, mas ela descobrirá que Marnie não é exatamente quem parece ser.
Título: As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto
País: Alemanha, França, Portugal e Suiça
Estreia: 12 de novembro de 2015
Baseado: “As Mil e Uma Noites”
Sinopse:
Um cineasta foge durante o processo de realização de seu novo filme e, ao ser capturado, não tem outra saída a não ser repetir o que fez Xerazade em "As Mil e Uma Noites", onde precisava contar uma história diferente a cada noite para não ser degolada pelo rei, seu marido - no caso em questão, os algozes são os demais integrantes da equipe de filmagens. Desta forma, ele passa a apresentar narrativas baseadas na crise vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014, que fez com que a população local vivesse sob forte austeridade econômica. Os contos deste volume são "O Homem de Pau Feito", "A História do Galo e do Fogo" e "O Banho dos Magníficos".
Título: Chatô: O Rei do Brasil
País: Brasil
Estreia: 19 de novembro de 2015
Baseado: “Chatô: O Rei do Brasil”, de Fernando Morais
Sinopse:
O magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca) é a estrela principal de um programa de TV chamado "O Julgamento do Século", realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) e Lola (Leandra Leal), a paixão não-correspondida por Vivi Sampaio (Andréa Beltrão), como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas (Paulo Betti), que teve início ainda antes dele se tornar presidente.
Título: Jogos Vorazes: A Esperança — O Final
País: EUA
Estreia: 19 de novembro de 2015
Baseado: “A Esperança”, de Suzanne Collins
Sinopse:
Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.
Título: Macbeth: Ambição & Guerra
País: EUA, França e Reino Unido
Estreia: 24 de dezembro de 2015
Baseado: “Macbeth”, de William Shakespeare
Sinopse:
Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que trai seu rei após ouvir um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Ele é altamente influenciado pela esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), uma figura manipuladora que sofre por não poder lhe dar filhos.
Título: Olhos da Justiça
País: EUA
Estreia: 10 de dezembro de 2015
Baseado: “La Pregunta de sus Ojos”, de Eduardo Sacheri
Sinopse:
A vida dos investigadores do FBI Ray (Chiwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) e da procuradora Claire (Nicole Kidman) é severamente abalada pelo assassinato da filha adolescente de Jess. Treze anos após o crime, Ray continua buscando pistas e finalmente parece ter encontrado um caminho para solucionar o caso. A verdade é chocante e os limites entre justiça e vingança tornam-se imperceptíveis.
Título: Órfãos do Eldorado
País: Brasil
Estreia: 12 de novembro de 2015
Baseado: “Órfãos do Eldorado”, de Milton Hatoum
Sinopse:
Após um período longe, Arminto Cordovil (Daniel de Oliveira) retorna para a casa do pai e logo reencontra Florita (Dira Paes), a atual amante dele, com quem teve um caso no passado. Quando o patriarca morre, cabe a Arminto assumir os negócios da família, apesar de seu pouco interesse pelo assunto. Até que, em um bar, ele se encanta por uma cantora (Mariana Rios). Após uma noite de amor, Arminto passa a procurar por ela em todo lugar.
Título: Os Maias: Cenas da Vida Romântica
País: Brasil e Portugal
Estreia: 12 de novembro de 2015
Baseado: “Os Maias”, de Eça de Queirós
Sinopse:
Carlos da Maia é o último herdeiro da tradicional família portuguesa. Ele é formado em medicina pela antiga Universidade de Coimbra, mas prefere gastar seu tempo na companhia de amigos e amantes, junto a seu grande colega João da Ega. Mas isso muda quando ele finalmente se apaixona. A história pessoal de Carlos se mistura à de Portugal, ambas banhadas de doses generosas de tragédia e comédia.
Título: Ruth & Alex
País: EUA
Estreia: 05 de novembro de 2015
Baseado: “Heroic Measures”, de Jill Ciment
Sinopse:
Em Nova York, Ruth (Diane Keaton) e Alex (Morgan Freeman), juntos há décadas, decidem vender o apartamento onde sempre viveram no Brooklyn e ir para um outro lugar. Eles apenas não imaginam a quantidade de problemas que vão encontrar nas negociações para se desfazer do imóvel que compraram na década de 1970.
Título: Victor Frankenstein
País: EUA
Estreia: 26 de novembro de 2015
Baseado: “Frankenstein”, de Mary Shelley
Sinopse:
Ao visitar um circo, o cientista Victor Frankenstein (James McAvoy) encontra um jovem corcunda (Daniel Radcliffe) que lá trabalha como palhaço. Após a bela Lorelei (Jessica Brown Findlay) cair do trapézio, o corcunda sem nome consegue salvar sua vida graças aos conhecimentos de anatomia humana que possui. Impressionado com o feito, Victor o resgata do circo e o leva para sua própria casa. Lá lhe dá um nome, Igor, e também uma vida que jamais sonhou, de forma que possa ajudá-lo no grande objetivo de sua vida: criar vida após a morte.

Um Comentário

  1. Olá Ricardo!
    Os filmes dai que estou com mais vontade de ver são o Marnie, porque amo o Ghilbli e A Esperança: Parte 2, mas nem a vi a parte um ainda.
    Beijos e Feliz Natal! :3

    ResponderExcluir