Maio é o mês de estreia de uma das adaptações mais aguardadas de 2016. Produzido por Tim Burton, o filme Alice através do espelho chega aos cinemas no fim do mês para narrar a continuação da história iniciada em 2010, com “Alice no País das Maravilhas”. Ambos os filmes, protagonizados por Mia Wasikowska e Johnny Depp, são baseados nos grandes clássicos escritos por Lewis Carroll na segunda metade do século XIX.

Além disso, o mês marca a estreia do filme De Amor e Trevas, baseado no livro homônimo do escritor israelense Amós Oz. Este é o primeiro longa-metragem dirigido por Natalie Portman, que também protagoniza a adaptação.

Título: A vingança está na moda
País: Austrália
Estreia: 19 de maio de 2016
Baseado: “A vingança está na moda”, de Rosalie Ham
Sinopse:
Uma atraente mulher (Kate Winslet) retorna à sua cidade natal na Austrália rural. Com sua máquina de costura e estilo haute couture, ela transforma as mulheres e demanda a doce vingança de quem não acreditou em seus feitos.
Título: Alice através do espelho
País: EUA
Estreia: 26 de maio de 2016
Baseado: “Alice através do espelho”, de Lewis Carroll
Sinopse:
Alice (Mia Wasikowska) retorna após uma longa viagem pelo mundo, e reencontra a mãe. No casarão de uma grande festa, ela percebe a presença de um espelho mágico. A jovem atravessa o objeto e retorna ao País das Maravilhas, onde descobre que o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) corre risco de morte após fazer uma descoberta sobre seu passado. Para salvar o amigo, Alice deve conversar com o Tempo (Sacha Baron Cohen) para voltar às vésperas de um evento traumático e mudar o destino do Chapeleiro. Nesta aventura, também descobre um trauma que separou as irmãs Rainha Branca (Anne Hathaway) e Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter).
Título: As mil e uma noites - Vol. 2: O desolado
País: Alemanha, França, Portugal e Suíça
Estreia: 26 de maio de 2016
Baseado: “As mil e uma noites”
Sinopse:
Aprisionado por sua própria equipe de filmagens, o diretor Miguel Gomes segue contando histórias fantasiosas e pitorescas inspiradas na crise econômica vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014, assim como fez Xerazade no livro “As Mil e Uma Noites”. Os contos deste volume são “Crônica de Fuga de Simão 'Sem Tripas'”, “As Lágrimas da Juíza” e “Os Donos de Dixie”.
Título: De Amor e Trevas
País: EUA
Estreia: 05 de maio de 2016
Baseado: “De amor e trevas”, de Amós Oz
Sinopse:
Durante a guerra em Jerusalém, um garoto cresce em um apartamento lotado de livros dos mais diferentes idiomas. Aos doze anos de idade sua mãe comete suicídio, mudando para sempre a vida da família. Após a tragédia, ele entra para um kibbutz, muda seu nome e começa a trabalhar como escritor, participando ativamente da vida política do país.
Título: Ele está de volta
País: Alemanha
Estreia: 09 de abril de 2016 (apenas na Netflix)
Baseado: “Ele está de volta”, de Timur Vermes
Sinopse:
Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.
Título: Maravilhoso Boccaccio
País: Itália
Estreia: 05 de maio de 2016
Baseado: “Decamerão”, de Giovanni Boccaccio
Sinopse:
Em 1348, a peste negra está atingindo brutalmente Florença, na Itália. Tentando fugir do sentimento de morte que ronda o lugar, um grupo de dez jovens, 7 mulheres e 3 homens, decide fugir para uma casa no campo, onde eles contam diversas histórias para passar o tempo, todas elas envolvendo o amor. Entre algumas questões morais e as tarefas necessárias para sobreviver, eles aguardam a decisão sobre quando vão voltar para a cidade.
Título: Prova e Coragem
País: Brasil
Estreia: 05 de maio de 2016
Baseado: “Prova e Coragem”, de Daniel Galera
Sinopse:
Hermano (Armando Babaioff) é um médico bem-sucedido que está planejando uma escalada de alto risco em uma montanha na Terra do Fogo. Neste período, sua mulher Adri (Mariana Ximenes), com quem vive há sete anos, descobre que está grávida. Mesmo na iminência de se tornar pai, ele dá prosseguimento a seus planos. Esta é a prova de coragem que Hermano deve a si mesmo após ter testemunhado seu melhor amigo ser agredido até a morte e não ter feito nada para ajudá-lo.

Um Comentário

  1. Olá Ricardo!
    Tão bom ver tantas obras literárias sendo adaptadas para o cinema.
    Eu tô louca para ver a continuação da Alice. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir